Nesta terça-feira (24), a atriz Datin Michelle Yeoh Choo-Kheng, nascida na Malásia e conhecida artisticamente como Michelle Yeoh, foi indicada para o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023. A celebridade compete pela atuação no longa “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” e é apontada como 1ª artista que se autodenomina asiática a receber a indicação na categoria do Oscar.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Michelle Yeoh diz que a indicação vai muito além dela mesma.
Michelle Yeoh recebe seu primeiro Globo de Ouro. (Foto: Reprodução/Getty Images)
“No momento presente, constantemente, o tempo todo, tem asiáticos vindo até mim dizendo: ‘Você pode fazer isso, você está fazendo isso por nós’. Eu entendo totalmente. Todo esse tempo, eles não foram reconhecidos, eles não foram ouvidos”, conta a atriz.
Michelle Yeoh, de 60 anos, também diz que está no ramo do cinema há 40 anos e é sempre muito bom receber elogios e o reconhecimento dos colegas de trabalho, mas a verdadeira razão de fazer filmes e “apresentar seus bebês ao mundo” é porque deseja que a história seja contada e que as pessoas entendam, seja de sua cultura, histórias comoventes ou contos importantes.
Stephanie Hsu, Michelle Yeoh e Ke Huy Quan em cena de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” (Foto: Reprodução/Divulgação)
Dentre as indicações para a 95ª edição do Oscar, além de Michelle Yeoh, mais 3 atores asiáticos foram indicados, sendo estes: Ke Huy Quan, que atuou em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” e compete em Melhor Ator Coadjuvante; Stephanie Hsu, de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” e Hong Chau, que atuou em “A Baleia”, competem por Melhor Atriz Coadjuvante.
Hong Chau interpreta Liz em “A Baleia”. (Foto: Reprodução/A24, Courtesy Everett Collection)
A Academia de Hollywood, contudo, já indicou ao Oscar algumas atrizes nascidas na Índia, mas que não assumiram a ancestralidade, como: Merle Oberon, indicada em 1936, que passou a carreira inteira escondendo a origem indiana e foi naturalizada norte-americana; e Vivien Leigh, indicada em 1939 e 1951, por “…E o Vento Levou” e “Uma Rua Chamada Desejo”, respectivamente, que, mesmo nascida na Índia, se identificava como mulher inglesa.
A cerimônia do Oscar 2023 acontecerá no dia 12 de março deste ano no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia. Desta vez, todas as 23 categorias serão transmitidas, diferentemente da edição anterior, que cortou 8 premiações. O anfitrião é o comediante Jimmy Kimmel, que assume o papel pela terceira vez.
Foto destaque: MIchelle Yeoh. Reprodução/Divulgação