A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e implica na adoção de boas práticas de gestão, considerando as temáticas meio ambiente, social e de governança corporativa.
Essa tendência surgiu no mercado financeiro, como uma forma de medir a geração de valor causada pelas ações de sustentabilidade nas empresas. Vale lembrar que as boas práticas de ESG não valem apenas para grandes empresas e conglomerados.
Pelo contrário, o micro e pequeno empreendedor também se beneficia com essas ações que poderão atrair investidores e ajudar a aumentar e fidelizar os clientes. Afinal, segundo o Sebrae, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar por produtos com iniciativas mais sustentáveis. Ainda de acordo com o serviço de consultoria, uma dica importante para o empreendedor adotar uma gestão com foco em ESG é olhar para o seu negócio e refletir sobre quais boas práticas já existem e quais podem ser iniciadas.
Micro e pequenas empresas também devem adotar ESG (Foto: Reprodução/Pexels).
Para facilitar a identificação dessas ações, a organização pode ser feita de acordo com os eixos: meio ambiente, social e governança, sempre pensando nos grupos envolvidos, como funcionários, clientes, dentre outros. Essas constatações devem ser anotadas e documentadas para que se tenha evidências e a compreensão de qual estágio o negócio se encontra na implementação das boas práticas de ESG.
A disseminação das boas práticas de ESG tem sido potencializada por um novo modelo econômico, chamado de capitalismo de stakeholder. Nessa nova visão, uma empresa deve gerar valor para todas as partes interessadas, que são os chamados stakeholders. Este termo engloba todos os grupos envolvidos direta ou indiretamente com a empresa, como colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes e a sociedade. Por isso, a adoção de ESG se faz necessária nesse mercado focado nas relações, onde marcas buscam causar um impacto positivo na sociedade enquanto diminuem seus impactos negativos no meio ambiente.
Além de melhorar o relacionamento com fornecedores, clientes e comunidades, uma empresa que adota boas práticas de ESG deverá zelar pela documentação das informações, pois elas precisam ser comunicadas para que esse relacionamento com os grupos envolvidos seja claro e transparente, aspecto onde a governança se faz importante.
Foto Destaque: Arte sobre ESG. Reprodução/Pixabay