Baleia jubarte é encontrada morta em praia dos EUA

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
2 min de leitura

Uma baleia-jubarte macho de 10 metros encalhou em praia de Long Island, em Nova York, nos Estados Unidos, às 6h30 da manhã de segunda-feira (30). O animal de 32 toneladas não resistiu e faleceu.

Don Clavin, supervisor da administração local, disse que não há uma baleia nas praias da área em cerca de cinco anos. “Esta é de longe a maior que vimos nessas costas em mais de uma década”, comentou.


Baleia Jubarte em praia de Long Island. (Reprodução/Correio Braziliense)


Unida com as autoridades estaduais e federais, a cidade trabalhou para mover a carcaça, a fim de evitar a maré alta, para uma região mais alta da praia.

Esta é a 18ª grande baleia a encalhar na Costa Leste desde o dia 1 de dezembro de 2022, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). A lista inclui duas cachalotes, que é a maior espécie.

A causa da morte não foi divulgada, mas autoridades associam que deva ser a colisões com navios. A porta-voz da NOAA, Allison Ferreira, informou em comunicado que Atlantic Marine Conservation Society, que responde a casos de encalhes Nova York, irá “examinar a baleia mais detalhadamente nesta semana”. 

A equipe de necropsia inclui representantes da Sociedade de Conservação Marinha do Atlântico, NOAA, Departamento de Conservação Ambiental do Estado de Nova York, Programa de Resposta a Animais de Aquário Místico e do Centro de Encalhamento de Animais Marinhos.  Na terça-feira, esse grupo se reuniu para colher amostras dos órgãos internos da baleia.

Um levantamento da NOAA contabilizou 180 encalhes de baleias jubarte desde 2016 em 13 estados do Atlântico. As mortes são incomuns, segundo a agência, e estão sob investigação.

A Lei de Proteção dos Mamíferos Marinhos protege baleias e golfinhos de serem tocados ou alimentados. “A melhor maneira de ajudar esses animais e mantê-los seguros é chamando socorristas e mantendo-se a dezenas de metros de distância”, explicou Allison.

 

Foto destaque: Baleia de 10 metros em praia de Long Island. Reprodução/G1.

Deixe um comentário

Deixe um comentário