Estamos inseridos em um mundo cada vez mais acelerado, no qual as mudanças não demoram a acontecer e chegam a todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas e, de qualquer segmento.
Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução/Mercado e Consumo
Essa é a realidade de um mundo exponencial, que no futuro irá acelerar os negócios de todos os empreendedores. Antes, as empresas tinham o crescimento de 10% ao ano e o mundo se transformava aos poucos, hoje toda essa realidade está multiplicando-se.
“Quando a gente fala em um mundo exponencial, fala em um mundo em uma velocidade incrível e acelerada. A velocidade da mudança já ultrapassa a capacidade de adaptação do ser humano médio. Neste mundo exponencial, pessoas, lideranças, negócios precisam ter uma capacidade de adaptação infinitamente maior”. Afirma Marcus Ronsoni, o fundador e difertor executivo da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental.
Segundo Ronsoni, ele diz que a liderança neste cenário é desafiadora, por isso é preciso lidar com três pilares que passam pelas pessoas:
“Qual é a maneira com a qual as lideranças que estão dando certo estão fazendo isso? Engajando outras pessoas, porque sozinhas elas não conseguem. Então preciso fazer com que a liderança, seja muito mais um maestro do que um cavalo que puxa carroça” .
Marcos ainda afirma que o principal desafio na busca por empresas exponenciais é a gestão de pessoas.
O segundo pilar, envolve o alcance de resultados, outro ponto analisado pelo especialista para tornar a empresa exponencial. A liderança deve identificar o que está prejudicando e melhorando o desempenho atual.
O terceiro e último Pilar busca por empresas profissionais por meio da transformação.
“Eu preciso ser um bom líder transformacional. Nós temos muitos líderes transnacionais que estão muito mais preocupados em entregar metas, olhando [mais] para o resultado do que pensando nos próximos dois, três, quatro, cinco anos”. Finaliza.
Para o especialista, o líder transformacional deve estar no ritmo das novidades e se antecipar às tendências de sempre que possível.
Foto destaque: imagem ilustrativa. Reprodução/Medium