Quase trinta anos após sua data de lançamento, “Castelo Rá-Tim-Bum” se transformou em referência quando se fala de programa infantil, porém, o especial preparado pela TV Cultura com a parceria da Oreo revelou informações importantes. O portal Omelete conseguiu acesso de forma antecipada ao episódio em que os atores relatam como o seriado alcançou, além de notoriedade, conhecimento e representatividade do Brasil de maneira geral e em larga escala.
Patrícia Gasppar, responsável por dar vida a famosa Caipora, comentou sobre como o programa a fez se aproximar do folclore brasileiro. “A minha geração é fruto da Disney, então não cresci próxima do folclore brasileiro e não tinha o hábito de ler e ouvir esses tipos de histórias. A Caipora me conquistou e é um orgulho ter feito esse projeto”.
Já Cinthya Rachel (Biba) e Eduardo Silva (o pizzaiolo Bongô) falaram da importância que tiveram para as crianças negras ao interpretarem personagens que eram considerados fora do estereótipo. “Pensar que num elenco pequeno, tinha quatro pessoas negros há 30 anos, era uma coisa super inovadora”; contou Eduardo, que completou. “Quando tem negros que falam para mim ‘Você era referência de negro que não era escravo e nem bandido, você é uma referência de negro que deu certo na televisão’ isso me emociona muito, dá um prazer e um orgulho ter feito parte desse programa”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>26 ANOS DEPOIS!<br><br>Ontem, a Tv Cultura, numa parceria com a <a href=”https://twitter.com/oreobrasil?ref_src=twsrc%5Etfw”>@oreobrasil</a> exibiu o especial “Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro”. Teve até a recriação da abertura do programa em HD. <a href=”https://twitter.com/hashtag/CasteloRatimBum?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#CasteloRatimBum</a> <br><br>O especial completo já está disponível no YouTube: <a href=”https://t.co/iV03536Qjv”>https://t.co/iV03536Qjv</a> <a href=”https://t.co/jBiE7JFpU5″>pic.twitter.com/jBiE7JFpU5</a></p>— Dom (@domlancellotti) <a href=”https://twitter.com/domlancellotti/status/1629688068549558272?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 26, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O “Especial Castelo Rá-Tim-Bum” foi organizado pela TV Cultura em parceria com a Oreo e apresentou o elenco original do programa (Vídeo: Reprodução/Twitter)
Cinthya faz questão de ressaltar e afirmar que a representatividade é de suma importância, ainda mais no caso de ter sido uma das protagonistas na década que o programa foi ao ar, em 1990, ela considera um marco importante. “Hoje em dia, eu recebo muita mensagem falando de ser ‘a menina negra protagonista com o cabelo cacheado’ e ‘eu podia ser uma personagem na festa da escola’. Eu não tinha referência, eu era a referência. O Castelo é puro afeto”.
O “Especial Castelo Rá-Tim-Bum” terá um formato parecido com “Friends: The Reunion”, mostrando cenários que trazem de volta o programa dos anos 90 e um roteiro improvisado. O Especial terá o comando do criador e diretor da série, Cao Hamburger, assim como o elenco original com Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha) e os personagens que apareciam como coadjuvantes, Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora) e Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha).
Além dos nomes citados, os atores que deram as vozes aos fantoches também foram apresentados, como Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau). A atração mais que especial foi lançada sábado, (25), às 22h logo após o término do Jornal da Cultura, já para quem perdeu ela também será disponibilizada neste domingo, (26), no canal da Oreo no Youtube.
Foto destaque: Elenco de “Castelo Rá-Tim-Bum” em um reencontro. Reprodução/Twitter