Colônia, eau de parfum, body splash e perfume: Saiba as diferenças

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

Não faltam hoje no mercado opções para os consumidores ávidos por fragrâncias ficarem satisfeitos. Colônia, eau de parfum, body splash, perfume… sem saber o que difere cada um, fica difícil escolher.

O que impacta nessa escolha cada vez mais, é a duração da fragrância na pele.

A perfumista Ale Zupo, em entrevista à revista Claudia, conta que o que faz a diferença entre cada um destes tipos, é a concentração de fragrância que eles possuem.

Ale explica que o momento, hora do dia e estação do ano definem se o cheiro deve ser mais suave ou forte.

Para o trabalho ou para a academia, fragrâncias menos invasivas são melhores. Por outro lado, perfumes mais intensos servem para saídas noturnas”, explica. “Cheiros mais fortes podem combinar com estações mais frias, mas não com as mais quentes”, continua. 

Perfume

O perfume contém alta concentração de fragrância, que pode variar de 15% a 30%. Por isso, ele dura mais tempo do que as outras opções e chega a ficar 12 horas na pele.

Eau de Parfum

De concentração intermediária, o eau de parfum fica entre o perfume e a colônia, sendo uma ótima opção para quem está atrás de uma duração de até 10 horas e não quer um cheiro muito forte. 

Body splash

O body splash tem de 3% a 5% de aroma em sua composição, sendo um produto da perfumaria bastante sutil, com durabilidade pequena, que pode chegar em até 4 horas. A baixa concentração o torna uma opção certeira para momentos em que o cheiro não pode ser marcante. 

Colônia

Já com maior potencial de fixação na pele do que o body splash, a colônia tem uma concentração em torno de 5% a 8%, fixando na pele por até seis horas. 

O hábito de perfumação da pessoa deve ser levado em conta. Algumas pessoas com sensibilidade maior, por exemplo, podem se beneficiar mais de perfumes mais leves, como o body splash.” 

Ale Zupo aconselha estar atento às famílias olfativas, que podem causar mais agrado ou desagrado do que o tipo em questão.

As pessoas terão preferências por algumas famílias olfativas em detrimento de outras, independente se é um body splash, colônia ou eau de parfum.” 

A perfumista ensina que é melhor passar um hidratante antes do tipo escolhido e, só então, borrifar nas regiões desejadas, como punhos, ombros, atrás das orelhas, nuca, além de não esfregar na pele, podendo diminuir sua durabilidade.

Foto de capa: O momento, hora do dia e estação do ano definem se o cheiro deve ser mais suave ou forte. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário