Conheça a “IA”, tecnologia revolucionária do ChatGPT

Núbia Xarife Por Núbia Xarife
3 min de leitura

A Inteligência Artificial, ou IA como é conhecida, está ao seu redor e talvez você não tenha percebido.  Isso porque ao pedir comida, fazer compras online, pesquisas na internet, aquela carona no aplicativo ou assistir filmes, é possível que esteja usando IA.

Não é como se mergulharmos em uma ficção científica como em Matrix e Star Trek, mas a IA na qual estamos inseridos no contexto atual se refere a capacidade de máquinas simularem funções cognitivas do cérebro biológico, como a habilidade de aprender e melhorar. 

O uso da inteligência artificial pode gerar preocupações quanto a perda de empregos e roubo de funções por máquinas, uma vez que, por exemplo,  elas são capazes de interpretar, analisar e tomar decisões com precisão e mais rápido. Porém em geral a IA ainda não reproduz totalmente os conjuntos de habilidades  fundamentais em boa parte dos trabalhos, a exemplo dos carros autônomos que apesar de muitos testes, pesquisas e investimentos ainda não substituíram os motoristas. A lógica também se aplica às áreas com interações humanos como enfermagem e ensino.


Trabalhos voltados ao controle de IA são vistos como seguros e bem remunerados (Foto: Reprodução/Freepik)


Por outro lado, alguns cargos já estão sendo trocados pela automação, como as manufaturas manuais, caixas de varejo e bancários, entre outros. Para quem deseja continuar em ação, as funções relacionadas ao controle de IA cresce devido a demanda de projetar, implementar, gerenciar e supervisionar a tecnologia. Em geral são bem remuneradas e seguras em comparação às substituídas. 

Além das alterações nos cargos é importante se atentar que a inteligência artificial atinge diversos setores. Pensar em como a tecnologia pode afetar seu negócio ou indústria pode evitar prejuízos advindos da demora na adaptação, tornando a empresa ultrapassada.

Já existem ferramentas e aplicativos de IA disponíveis no mercado para auxiliar no trabalho, como o ChatGPT na criação de rascunhos, listas de pontos importantes ou esboços. A IA generativa também pode ser usada na criação de vídeos, músicas e imagens. Em ambos os casos a produção de materiais da tecnologia não apresentará peças finalizadas, mas pode ser usado como um start na criação dos projetos, uma vez que ele responde instantaneamente e orienta praticamente sobre qualquer tópico.  

Por fim, usar a inteligência artificial é trabalhar com confiança. Como ela se alimenta de dados, quanto mais infomaçẽos a IA tiver, mais eficiente ela será. 

Foto destaque: Inteligência artificial em todos os lugares. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário