Três hábitos que causam quebra e pontas duplas nos cabelos

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
5 min de leitura

Existem hábitos de cuidados com os cabelos que deveriam ser bons, mas na verdade podem ser prejudiciais ao fio. Von Philipp Wehsack, da Vogue Alemanha, ensina três comportamentos para evitar a partir de agora se quiser ter cabelos longos e bonitos e obter o melhor efeito possível de seus produtos de cuidado. Porque mesmo os produtos capilares mais caros são inúteis se você os usar incorretamente.

  1. Ir para a cama com o cabelo molhado

Sem brincadeira, é melhor secar o cabelo com secador do que deixá-lo secar ao ar. O motivo: o cabelo incha devido à umidade e fica 17 vezes mais sensível do que quando está seco. Se a gola ou a alça de uma bolsa se esfregarem nos fios, eles podem quebrar rapidamente. Especialmente ruim: ir para a cama com o cabelo molhado. Nos movimentamos muito à noite, esfregando a cabeça no travesseiro. A quebra do cabelo é inevitável.

Aqui está uma maneira melhor: seque o cabelo antes de dormir. Certifique-se de que o secador de cabelo não esteja muito quente (não acima de 160 graus) e use um spray de proteção contra o calor. A secagem com secador muito quente sem proteção adequada contra o calor também pode ser outra razão para cabelos opacos. Se o cabelo estiver seco suavemente, aplique um óleo nas pontas e faça uma trança solta. Assim, o cabelo fica perfeitamente protegido contra a fricção. E você acorda de manhã com as ondas perfeitas da praia sem calor.


Cuidado com o excesso de reconstrução e com a mistura de produtos reconstrutores com outros incompatíveis. Foto: reprodução/Plancton Professional


  1. Aplicar o tratamento após o condicionador

Levanta a mão quem fez errado: o tratamento capilar não é o terceiro passo da rotina de cuidados, mas sim o segundo. A máscara deve ser sempre aplicada após o shampoo e antes do condicionador. O motivo: o tratamento é formulado de forma que a camada de cutícula do cabelo se levante para que as substâncias de cuidado possam penetrar profundamente no interior. Se a camada de cutícula não for fechada novamente (o responsável por isso é o condicionador), o cabelo fica mais sensível depois de usar o tratamento do que antes, pode quebrar, rachar e ter tendência ao frizz.

É assim que funciona melhor: primeiro use shampoo, depois o tratamento e depois o condicionador. Em seguida, aplique um leave-in e sele as pontas com óleo. Não só parece muito trabalho, como é – mas com o tempo será recompensado com um cabelo incrivelmente bonito. 

  1. Misturar produtos incompatíveis

Embora normalmente você possa combinar produtos capilares convencionais de diferentes marcas e linhas de cuidados como quiser, as coisas são bem diferentes com os produtos Plex, também conhecidos como reconstrutores: o cuidado reparador especial cria estruturas de dissulfeto dentro do cabelo que se tornam quebradiças como resultado de coloração ou estilo e fortalece o cabelo para protegê-lo da quebra. Você também pode usar máscaras capilares reparadoras à base de proteínas vegetais, seda ou queratina (encontradas na maioria dos produtos para cabelos danificados) para fortalecer ainda mais os fios. O problema: se o cabelo ficar muito grosso, torna-se rígido e quebradiço. Apenas escovar ou amarrar uma trança nesse estado excessivamente arrumado pode causar a quebra do cabelo.

É assim que funciona: os produtos reconstrutores são os de cuidado de reparação mais eficazes para cabelos danificados. No entanto, quem os usa deve se ater a uma linha para evitar a quebra do cabelo. É melhor deixar de lado os produtos de cuidado restantes até que você tenha usado completamente o produto de cuidado reconstrutor.

Como você pode ver, pequenas mudanças na rotina do seu cabelo podem ter um grande efeito na saúde dele. Mas as mudanças não acontecem da noite para o dia, então ajuste consistentemente seus hábitos de cuidado capilar e assim, será recompensada com cabelos mais brilhantes e cheios em apenas alguns meses.

Foto de capa: Prefira secar os fios com secador à dormir com eles molhados. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário