Após 50 anos sendo atração de um Aquário na Flórida, a orca Lolita tem um novo destino, ela será devolvida ao mar, o local escolhido foi o noroeste do oceano Pacífico. A orca Lolita foi capturada em 1970 em Seattle, ela passou mais de 50 anos em um tanque de 24 por 11 metros, sendo a principal atração do Seaquarium, parque aquático em Miami. Ativistas ganharam notoriedade nos últimos anos e apelaram para que o animal retornasse ao seu hábitat natural.
O Seaquarium anunciou de forma definitiva que a orca Lolita retornará ao oceano, mas para isso será necessário todo um processo será necessário, o Seaquarium vai trabalhar em cooperação com a ONG Friends of Lolita (Amigos da Lolita).
O principal financiador do processo de transição entre o cativeiro e o oceano, será Jim Irsay, proprietário do time da NFL, Indianapolis Colts.
“Estou animado por fazer parte da jornada de Lolita”, disse Irsay. “Ela é uma criatura forte, é incrível”, completou.
O Ceo da The Dolphin Company, Eduardo Albor, adquiriu o parque aquático em 2021, antes de assumir a compra ele foi com sua filha visitar o local, a sua filha havia pedido a ele para rever o tamanho do espaço para a orca.
“Ela me disse: ‘Se algum dia assumirmos a administração deste lugar, você me promete que verá como melhorar isso?”, lembra Albor.
Em 2022 a orca Lolita encerrou suas apresentações no Seaquarium. Albor ainda fez questão de elogiar os ativistas que lutam pelos animais.
“Temos o mesmo objetivo, e agora o mundo verá que coisas incríveis são possíveis quando ouvimos uns aos outros e trabalhamos juntos”, disse Albor
orca Lolita entretem público há mais de 50 anos – (Walter Michot/Miami Herald, via Getty Images) – The New York Times
O historiador e professor da Universidade de Victoria, Jason Colby, conta a dificuldade que será essa fase transitória.
“Temo que, quando virem que ela está sendo levada para casa, as pessoas irão imaginar que será uma espécie de ‘momento Free Willy’, onde ela nadará e se conectará com sua família. Não consigo imaginar isso acontecendo”, avalia Colby.
“A idade de Lolita e o fato de ela ter vivido em cativeiro por décadas e ser incapaz de se alimentar sozinha podem complicar sua soltura na natureza”, afirma o historiador ambiental.
O prazo para Lolita retornar ao mar pode durar de 18 a 24 meses e o custo gira em torno de US$ 20 milhões, algo em torno de 107 milhões de Reais. A orca vai ficar sob cuidados até se adaptar ao novo ambiente, a adaptação não será fácil, já que foram mais de 50 anos em cativeiro.
Foto Destaque: Orca Lolita após 50 em cativeiro voltará ao oceano – (Reprodução/People for the Ethical Treatment of Animals)