Embalado pelo acesso antecipado, Botafogo busca o título da Série B

Guilherme Giagio Por Guilherme Giagio
5 min de leitura

Na última segunda, os mais de 25 mil presentes no Estádio Nilton Santos respiraram aliviados e comemoraram o acesso do Botafogo com direito a muita festa, que saiu das arquibancadas e se estendeu aos jogadores. Depois de sair atrás e conseguir a virada sobre o Operário, o Glorioso está cada vez mais próximo do título, apesar de serem seguidos de perto pelo Coritiba, vice-líder da competição, há duas rodadas do fim. 

Aos que assistiram somente a última partida, fica difícil enxergar nesse Botafogo, o mesmo de alguns meses atrás. Fazendo um rápido exercício de memória e voltando a fevereiro, as previsões para o Botafogo eram preocupantes. Depois de ser rebaixado no último Brasileirão com apenas 27 pontos e sendo o lanterna da competição, o alvinegro não apresentou melhoras e a atual temporada começou tão alarmante quanto o fim da última: eliminações precoces no Estadual e na Copa do Brasil. 

Depois de muitas frustrações e altos e baixos durante o ano, o torcedor botafoguense finalmente pôde comemorar e respirar aliviado. Contrariou a expectativa da maioria, deixou outros gigantes, como Cruzeiro e Vasco pelo caminho, e garantiu o acesso. Até aqui, sendo o melhor ataque, melhor defesa e com direito a arrancada com 11 vitórias em 14 jogos, fica difícil e seria injusto nomear um responsável pela virada de chave e arrancada do Botafogo, mas é fato que a volta do clube à elite passa diretamente por quatro nomes. Enderson Moreira, Carli, Chay e Navarro.

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Pamela-Rosa-bicampea-mundial-sonha-com-Olimpiadas-de-Paris-em-2024

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Daniel-Alves-retorna-ao-Barcelona-e-declara-Estou-mais-maduro

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Ouvidoria-de-Arbitragem-admite-erro-em-penalti-para-o-Flamengo-contra-o-Bahia

 

Enderson foi o terceiro técnico do clube no ano, que já havia sido comandado por Eduardo Barroca e Marcelo Chamusca. Contratado em julho, o treinador assumiu a equipe com 13 pontos em 12 partidas disputadas e a três posições da zona de rebaixamento. Para efeito de comparação, a distância para o Náutico, líder até então, era de 16 pontos. Atualmente, o Botafogo está 14 pontos à frente dos pernambucanos. A situação se repete com o Vasco, na época, nono colocado com 6 pontos de vantagem sobre o Botafogo e, hoje, está 18 atrás.

 

Comparação da tabela antes da contratação do técnico Enderson Moreira, na 13° rodada, e,

atualmente, após o fim da rodada 36. Imagem: Reprodução/Twitter CBF.

 

 

Um dos jogadores mais identificados com a torcida no atual elenco, Carli foi mais um personagem importantíssimo na campanha do Botafogo. Autor do gol do título Carioca de 2018 nos acréscimos, o zagueiro de 35 anos voltou ao Glorioso esse ano e fez ótima dupla com o jovem Kanu. Com os dois em campo, o Botafogo somou 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota na competição.

Eu vi o Chay! Com direito a musiquinha que virou hit entre os torcedores e na internet, Chay se apresentou para o futebol brasileiro tarde, aos 30 anos, mas com pinta de craque. Depois de se destacar na disputa do Carioca pela Portuguesa, o jogador chegou ao Botafogo e contribuiu muito para o acesso, até aqui, foram 8 gols e 7 assistências na Série B.

 Cria da base, Rafael Navarro saiu de terceira opção para artilheiro do time e foi um dos heróis na classificação do Botafogo. Até o momento, o atacante alvinegro é o vice-artilheiro da competição, com 14 gols, além de contribuir com 8 assistências. Depois de marcar o gol que selou o acesso, Navarro ouviu o coro da torcida e dos companheiros, mas, apesar do “Fica, Navarro!”, o artilheiro mascarado deve mesmo deixar o Botafogo em dezembro, ao final do contrato com o clube.

 Na reta final do campeonato, o Botafogo vai até o Rio Grande do Sul enfrentar o Brasil de Pelotas e fecha o campeonato contra o Guarani, no Estádio Nilton Santos. Rival na disputa do título, o Coritiba recebe o CSA e, na última rodada, viaja para enfrentar a Ponte Preta. 

 

 

Foto Destaque: Vitor Silva/Botafogo

Deixe um comentário

Deixe um comentário