Família real britânica divulga joias oficiais da coroação de rei Charles III

Luiz Arthur Por Luiz Arthur
4 min de leitura

A família real compartilhou nesta segunda (10), novas informações sobre as joias oficias que serão utilizadas por Charles III em seu reinado, incluindo a coroa que será usada durante a coroação no dia 6 de maio. O monarca utilizará a tradicional Coroa de St. Edward, feita totalmente em ouro maciço, com 444 pedras preciosas que incluem rubis, ametistas e safiras, além de possuir uma tampa de veludo e uma faixa de arminho. Ela possui mais de dois quilos e mede 32 centímetros de altura, tendo sido originalmente feita em 1661 para a ascensão ao trono de Charles II.


Coroa que será utilizada por rei Charles III. Reprodução: Instagram


Durante um período da história britânica conhecido como “Restauração”, houve um fato curioso em relação às joias da coroa: as pedras preciosas foram alugadas para nobres a fim de arrecadar fundos, e eram usadas somente na coroação do rei. Atualmente, todas as joias da coroa são fixas e permanentes.

Após a remoção da Coroa de Santo Eduardo, Charles irá utilizar a Coroa do Estado Imperial ao deixar Westminster. Esta coroa foi criada em 1937 para a coroação do Rei George VI, pai da Rainha Elizabeth II, e é uma versão atualizada da coroa utilizada pela Rainha Vitória. Com 31,5 centímetros de altura, ela é adornada com 2.868 diamantes em elegantes montagens de prata, e possui o Cullinan II, que é a segunda maior pedra do conjunto Cullinan, pesando 317,4 quilates.


Coroa que Charles utilizará para deixar Westmister. Reproduçaõ: Instagram


“As joias da Coroa são os tesouros mais preciosos da nação. No coração da coleção de Joias da Coroa estão a ‘Regalia’ da Coroação: os objetos sagrados usados durante a cerimônia de coroação. Esses objetos únicos representam os poderes e responsabilidades do monarca”, dizia o texto, que apresentava a coroa que a Camilla, a rainha consorte, usará: a Coroa da Rainha Mary, de 1911.

Pela primeira vez na história, uma consorte usará uma coroa que já existe em vez de uma nova ser criada especialmente para a ocasião. A Coroa da Rainha Mary, é adornada com 2.200 diamantes, incluindo duas pedras preciosas do conjunto Cullinan: o Cullinan III, uma gota em forma de pêra com 94,4 quilates, e o Cullinan IV, uma pedra quadrada com 63,6 quilates.


Coroa que será utilizada pela rainha Mary. Reprodução: Instagram


Além disso, a nova rainha receberá dois cetros que foram originalmente criados para a consorte de Jaime II, Maria de Modena, em 1685. O primeiro cetro apresenta uma cruz como símbolo de poder temporal e possui folhas de íris com joias que seguram o mundo no topo. O segundo é o Bastão de Marfim da Rainha Consorte com Pomba, que é feito de três pedaços de marfim de elefante unidos por dois colares de ouro. Camilla receberá também um anel de rubi criado anteriormente para a Rainha Adelaide, esposa do Rei William IV.

“Os objetos da Regalia têm desempenhado um papel central nos Serviços de Coroação por centenas de anos e, de acordo com a tradição, serão usados na Abadia de Westminster no Serviço de Coroação em 6 de maio. Percorra a nossa galeria para saber mais. Como parte do fundo real, os Regalia são mantidos pelo monarca em nome da nação”, concluía o post.

 

Foto Destaque: Charles III,  o monarca com idade mais avançada a assumir o trono britânico. Foto: Ben Stansall / Pool/ AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário