Com presença de Lula, Dilma toma posse como presidente do Brics

Welyson Lima Por Welyson Lima
3 min de leitura

Nesta quinta-feira, 13, a ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse na Presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o Brics, formado por um grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente, em companhia do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A cerimônia ocorreu em Xangai, na China.  Em discurso de posse, Dilma falou sobre o compromisso do banco na mobilização de recursos para investimentos na produção de “energia limpa”, como também em infraestrutura social, digital e de transporte. Assim como proteção ambiental, água e saneamento.


Dilma e o Presidente Lula (Reprodução:Instagram)


A nova presidente do Brics falou também sobre o combate à pobreza, superação das desigualdades e promoção do desenvolvimento compartilhado entre países-membros como principais metas da sua gestão frente ao NDB. O mandato de Dilma como presidente do Brics se estenderá até julho de 2025. Indicada pelo presidente Lula, Dilma nas últimas semanas, participou de reuniões do banco.

Mas afinal, o que é o Brics?

O banco do Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição. Além dos países que originalmente o formaram, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, passaram a integrar o grupo, Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. O objetivo do banco é fornecer financiamento a projetos em áreas de infraestrutura, energia renovável, transporte e tecnologia, visando ao impulsionamento do desenvolvimento econômico e social nos países membros, assim como em outras partes do mundo. Ainda no discurso de posse, Dilma ressaltou que a instituição não pode agir sozinha, de forma independente. “Queremos buscar reconstruir parcerias com os bancos nacionais de desenvolvimento”, disse. Também disse que “vai dar prioridade” ao levantamento de fundos próprios a fim de financiar projetos.

Os integrantes do Brics somam uma população de 3 bilhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 25 trilhões. Dilma Roussef disse ainda ter uma conexão forte com o NDB, devido ao fato de que o banco foi criado em um encontro dos líderes do Brics em Fortaleza, no Ceará, em 2014, durante o seu primeiro mandato como presidente do Brasil. Presidente Lula também discursou. Na oportunidade, lembrou da trajetória de Dilma e disse que o banco do Brics se mostra importante por ser uma instituição global e sem a presença de países desenvolvidos.

 

Foto Destaque: Dilma discursa na posse como presidente do Brics. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário