Quiet luxury é a nova tendência do momento! Fato disso é que, nas últimas passarelas de prêt-à-porter e alta costura, as marcas que mais se destacaram foram as optaram pela direção oposto aos excessos, além de celebridades como Gisele Bündchen roubando os holofotes por meio de produções simples. Em mundo no ápice da globalização, onde os desfiles são assistidos por todos na internet e o público veste mais logos do que roupas, soa como uma resposta na contramão da moda.
Cores neutras são as características predominantes do quiet luxury. Foto: (@espace_esthetiqque/Instagram)
O que é quiet luxury?
Em sua essência o chamado quiet luxury é a estética que valoriza peças de luxo minimalistas, que não possuem extravagâncias visuais em sua composição, de acordo com o especialista em moda e fashionista, Miguel Crispim. Em sua totalidade, só quem entende de moda ou está presente em um contexto social de alta padrão sabe que elas são de grife.
“A logomania comunica ‘você sabe quem eu sou?’ Enquanto o quiet luxury transmite ‘se você conhece, você sabe’”, revela o profissional. Apesar de aparecer agora com intensidade, suas origens datam da França no século 18 e da Era Dourada dos Estados Unidos no século 19.
As principais características dessa trend fashion estão na qualidade, durabilidade e elegância, que vão no sentido das cores sóbrias e recortes com acabamento impecável, produzidos pelos melhores profissionais da indústria fashion. São marcadas por estampas sóbrias e menos misturas de cores também, além do mais há muitas apostas no monocromático para construir sofisticação. “Peças de quiet luxury podem ser consideradas tanto um produto quanto uma obra de arte.”
“As marcas de luxo estão buscando a discrição para manter o seu público e atrair consumidores que escolhem os itens pela qualidade e design, e não pela logo” explicou. O objetivo é distinguir seus clientes da maioria, que já possui acesso a produtos extravagantes de maneira fácil.
Como tornar-se parte do quiet luxury?
“Existem marcas que prezam pela qualidade, mas o quiet luxury surge no luxo, com custo elevado, que nem todas as pessoas têm como pagar”, conclui Miguel.
Outra alternativa é buscar por empresas nacionais com a estética “clean” e mais sofisticadas. Não tenha medo de abusar das cores mais neutras, além de peças com recortes mais elegantes.
Foto destaque: Influenciadora Heloise Guillet. (Reprodução/Instagram)