Um dos designs mais famosos da maison italiana Gucci, a bolsa de couro com alça de bambu Bamboo 1947 ganhou uma nova campanha publicitária estrelada pela modelo chinesa Liu Wen, e que fala sobre herança e o “savoir-faire” da marca. A bolsa está de volta após 75 anos do design original.
Assista abaixo o vídeo da campanha:
Liu Wen em campanha para a Gucci Bamboo 1947. (Reprodução/YouTube).
A escassez de materiais após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947, inspirou Guccio Gucci, o fundador da marca, a procurar novos meios de continuar produzindo suas peças. Foi no bambu que ele encontrou a inspiração: o material, quando aquecido, se torna maleável, e ao esfriar, volta a ser resistente, mas leve. Com a ajuda de artesãos de Florença, Guccio criou a Gucci Bamboo, uma combinação do clássico couro com uma alça feita de bambu, em um design de contrastes que desafiava a estética da época.
O bambu tem um detalhe muito interessante que chamou a atenção para a bolsa: o artesão precisa encontrar o caule correto, sem imperfeições, manchas, ou buracos, e trabalhar cuidadosamente em um processo de modelagem, aquecimento e revestimento. Todo esse cuidado faz com que cada alça seja exclusiva e única, portanto, fazendo com que nenhuma bolsa seja exatamente igual a outra.
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Rapidamente, a bolsa se tornou um “must have” entre atrizes e celebridades, e foi usada por grandes nomes como Elizabeth Taylor e Lady Di.
O atual diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, decidiu atualizar o design da bolsa e reintroduzi-la no mercado. A Gucci Bamboo 1947 foi anunciada em 2022, e conta com novas cores, tamanhos (médio, pequeno e mini), e duas novas tiras Web ajustáveis e removíveis. As novas combinações de cores, estampas e tamanhos abre um leque de diversidade de opções para combinar com o estilo dos compradores.
A Gucci Bamboo 1947 está disponível para compra somente em lojas selecionadas ou via consultoria.
Foto destaque: Liu Wen em campanha para a Gucci. Reprodução/Gucci.