Starship, considerado um marco na exploração espacial, o foguete que promete ser o mais poderoso da história, foi lançado na manhã desta quinta-feira (20), em uma segunda tentativa pela empresa SpaceX, fundada por Elon Musk. No entanto, a nave não conseguiu atingir a órbita terrestre e explodiu no céu minutos após a decolagem.
O voo inaugural da nave teve como ponto de partida a Starbase, a base da SpaceX localizada em Boca Chica, sul do Texas, e tinha como previsão de duração cerca de 1 hora e 30 minutos. Além disso, a rota estava planejada para seguir em direção ao Oceano Pacífico, culminando em um ponto próximo à costa havaiana.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Liftoff from Starbase <a href=”https://t.co/rgpc2XO7Z9″>pic.twitter.com/rgpc2XO7Z9</a></p>— SpaceX (@SpaceX) <a href=”https://twitter.com/SpaceX/status/1649097087248891904?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 20, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Lançamento da Starship. (Vídeo:Reprodução/Twitter).
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>SpaceX Starship explodes after launch<a href=”https://twitter.com/hashtag/SpaceX?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#SpaceX</a> <br><br> <a href=”https://t.co/iSo1rIbear”>pic.twitter.com/iSo1rIbear</a></p>— Crime With Bobby (@crimewithbobby) <a href=”https://twitter.com/crimewithbobby/status/1649045917461278721?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 20, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Starship explode minutos após o lançamento. (Vídeo:Reprodução/Twitter).
Inicialmente, a missão teste realizada pela SpaceX, sem a presença de tripulação, estava programada para ocorrer na última segunda-feira (17), mas teve que ser adiada após problemas técnicos. A transmissão ao vivo do lançamento foi interrompida antes do previsto, quando Elon Musk anunciou em seu perfil do Twitter que uma válvula de pressurização parecia estar congelada e que, a menos que começasse a operar em breve, não haveria lançamento naquele dia.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>A pressurant valve appears to be frozen, so unless it starts operating soon, no launch today</p>— Elon Musk (@elonmusk) <a href=”https://twitter.com/elonmusk/status/1647950862885728256?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 17, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Pronunciamento do Elo Musk referente a primeira tentativa de lançamento da Starship. (Texto:Reprodução/Twitter).
O Starship é a mais recente criação de ponta da SpaceX, um foguete projetado para transportar tripulantes em missões espaciais, incluindo viagens à Lua e a Marte. Como a maior e mais potente nave já desenvolvida, além de poder ser equipada com 31 motores de foguete simultaneamente, o que representa o maior número de motores já utilizados em um veículo espacial.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>First fully integrated Starship lifting off for the first time! <a href=”https://t.co/FlK3Rbgvmi”>pic.twitter.com/FlK3Rbgvmi</a></p>— SpaceX (@SpaceX) <a href=”https://twitter.com/SpaceX/status/1649089801797378048?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 20, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Fotos do primeiro lançamento da nave Starship. (Foto:Reprodução/Twitter).
Após o evento, a empresa fez um pronunciamento no twitter, e agradeceu ao time envolvido no projeto:
“Parabéns a toda a equipe da SpaceX pelo emocionante primeiro teste de voo integrado da Starship!”, publicou a SpaceX.
E por fim, segundo o site oficial da empresa, o teste foi considerado um sucesso, apesar da nave ter explodido e não ter completado a rota idealizada, pois para eles o que mais importava era quantidade de aprendizado que foi absorvido nesse processo.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária.”, finalizou.
Em resumo, esse feito histórico é considerado um avanço notável da engenharia espacial, no qual representa um passo significativo na busca por expandir os horizontes da sociedade no universo.
Foto destaque: Primeiro lançamento da Starship. (Foto:Reprodução/SpaceX)