Israel inicia campanha de imunização em crianças

Nesta segunda-feira, 22, Israel começou a campanha de vacinação em crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, com o imunizante da Pfizer/BioNtech, na esperança de conter uma súbita alta no número de infectados pelo vírus da covid-19.  No domingo, 21, depois de um adiamento, o primeiro carregamento da vacina infantil chegou a Israel.   Segundo o primeiro-ministro Naftali Bennett, junto […]

24 nov, 2021

Nesta segunda-feira, 22, Israel começou a campanha de vacinação em crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, com o imunizante da Pfizer/BioNtechna esperança de conter uma súbita alta no número de infectados pelo vírus da covid-19.  No domingo, 21, depois de um adiamento, o primeiro carregamento da vacina infantil chegou a Israel.

 

Segundo o primeiro-ministro Naftali Bennett, junto com as autoridades médicas do país, decidiu que o processo de imunização teria que começar o mais rápido possível. A campanha de vacinação ocorrerá de forma gratuita, acontecendo nas clínicas dos planos de saúde existentes no país. O Ministério da Saúde, também, planeja vacinar as crianças em escolas ou em postos móveis.

 

Como a imunização não será obrigatória, os pais podem decidir se vão, ou não, vacinar seus filhos, sem temerem alguma multa ou outra retaliação. Ao serem vacinadas, as crianças receberão o chamado ”Passe verde”, que é um documento dando acesso para entrar em cinemas, teatros, restaurantes, entre outros lugares públicos sem precisar fazer algum tipo de teste. 


 

Israel inicia campanha de imunização em crianças 

Mãe acompanha filhos durante vacinação. (Foto:Reprodução/Istoé)


A campanha se iniciou na segunda-feira, em Tel Aviv, com um pequeno número de pais e filhos, em silêncio e em fileiras, esperando seus filhos receberem as doses. Nesta terça, é esperado o início da campanha a nível nacional. 

 

Com o começo da campanha de imunização, as autoridades esperam que mais pais saibam da importância da vacina. Segundo uma pesquisa recente de opinião, foi revelado que só 50% dos pais pretendiam ir vacinar seus filhos

 

“As crianças vão para a escola, se misturam com outras crianças, e estão fazendo muitas atividades sociais. Estamos muito animados para vaciná-las e voltar à vida normal”conta Katy Bai Shalom, que vacinou seus filhos na segunda-feira. 

 

Enquanto algumas dessas crianças riam e sorriam, outras se agarravam aos pais e choravam ao tomarem as doses em frente às câmeras de TV. De acordo com a imprensa local, mais de 20 mil pessoas marcaram hora para vacinar as crianças. Isso é considerado pouco, pois o número corresponde a 13% da população. 

 

Com mais de 9 milhões de pessoas, a população de Israel é relativamente jovem, que conta com cerca de 1,2 milhões de crianças, entre a faixa de 5 a 11 anos. Esse grupo era o que mais possuía novos casos, atingindo mais de um terço, de acordo com dados do Ministério da Saúde israelense. A questão da imunidade de rebanho, sem a vacinação em crianças, ainda é dúvida entre cientistas e oficiais. 

 

 

Foto Destaque: Reprodução/RFI/Maya Alleruzzo, File

 

Mais notícias