Com a queda da temperatura, os cuidados com os cabelos devem ser adaptados ao inverno. Com o tempo cada vez mais frio e seco, nosso cabelo tende a sofrer mais ressecamento. Além disso, a água mais quente dos banhos também contribui negativamente na saúde capilar.
Para que o couro cabeludo se mantenha saudável na época mais fria do ano, os fios precisam de atenção especial.
Confira dicas que vão te ajudar a manter os fios sadios
Potencialize a hidratação
“O ar seco e a temperatura fria comuns do inverno podem causar um ressecamento extra nos fios“, explica a tricologista Renata Vasconcelos em entrevista à Vogue Brasil. A profissional afirma que, além da baixa umidade do ar, a água quente, que costuma ser usada mais frequentemente nessa época do ano, prejudica ainda mais a saúde do cabelo, deixando-o mais seco. Para evitar essa situação, o cabeleireiro Eron Araújo aconselha potencializar a hidratação no dia a dia: “Eu recomendo usar máscaras hidratantes e concentradas e também ir ao salão para um cuidado profissional com maior regularidade“.
Nada de ficar horas no chuveiro de baixo de água quente. Foto: reprodução/4FR/Getty Images
Não fique com o cabelo sujo
No inverno, muitas pessoas tendem a diminuir a frequência da lavagem capilar, seja para evitar os fios molhados ou porque sentem menos necessidade de manter a mesma frequência de lavagens do que em outras estações. “Quando ficamos muito tempo sem higienizar o cabelo, oleosidade, poluição, suor e células mortas vão sendo acumulados no couro cabeludo e podem obstruir a saída do folículo piloso, além de causar uma proliferação dos fungos“, ensina a tricologista. “Tal hábito pode levar à foliculite, o que atrapalha que novos fios nasçam, e provocar inflamações que resultam na queda de cabelo“.
Aplique o protetor térmico
Importante em qualquer época do ano, o protetor térmico é imprescindível mais ainda no inverno, para proteger os cabelos da temperatura alta do secador, que costuma estar mais presente na rotina durante essa estação. “É comum que as pessoas aumentem a frequência no uso do secador nos dias frios, porque os cabelos passam a demorar mais tempo para ficarem completamente secos. Por isso, é indispensável aplicar um produto que proteja as mechas do ar quente.“
Foto de capa: É importante o protetor térmico estar sempre presente. Reprodução/Freepik