Nem tudo que é bom precisa durar pouco. As tranças, há algum tempo, vem ganhando destaque entre as brasileiras. O penteado, que carrega elegância, atitude e personalidade, é temporário e requer manutenção. Todavia, alguns cuidados podem proteger e conservar as tranças por mais tempo.
Sarah Aline, participante do BBB 23 (Foto/ Reprodução/ Instagram)
A revista Glamour, em conversa com a cabeleireira Esther Uduji e a terapeuta capilar Josi Helene revela 4 dicas indispensáveis para quem quer aumentar a durabilidade do penteado.
- Lavar os cabelos uma vez por semana
Quanto mais vezes você lava seu cabelo, mais fácil as tranças desmancharão. Segundo Esther o ideal é lavar os fios apenas com shampoo e, depois de seco, para fortalecer, hidratar e estimular o crescimento, pingar algumas gotas de óleo capilar na raiz. Se você adota o estilo gipsy braids, é importante utilizar, também, um creme de sua preferência para pentear os fios soltos das pontas e defini-los com mais precisão.
- Selar as pontas com água quente
Ao finalizar o penteado, usar água quente para selar as pontar é uma ótima ideia para garantir a durabilidade e a fixação do penteado.
- Dormir com touca de cetim
Não há nada pior para as tranças do que o atrito quando se trata de durabilidade. A touca ou a fronha de cetim vão tratar de proteger os fios durante a noite, enquanto você se mexe. Apesar de simples, esta é uma dica de ouro!
- Finalizar os fios com mousse
Seja para contornar os pontos de frizz da raiz ou moldar os baby hairs, o mousse é seu maior aliado. Ele não adere com tanta força ao couro cabeludo, não esbranquiça e não forma casquinhas, se tornando mais fácil na hora de remover.
É importante ressaltar, contudo, que as tranças em cabelos com uma curvatura mais aberta tendem a durar menos. Para saúde da raiz as pontas do seu cabelo, é recomendado manter o penteado por até 60 dias, alerta Josi Helena, terapeuta capilar. Depois desse tempo é importante desfazer o penteado e tratar do cabelo, para que os fios sigam saudáveis.
Foto Destaque: Tranças passam elegância e atitude/ Reprodução/ Freepik