Airon Martin é o fundador da marca Misci que nasceu em 2018, que contém roupas e mobiliário, são peças minimalistas que ganhou bastante destaque na edição N52 da São Paulo Fashion Week, a marca já participou de duas temporadas da SPFW, mas é sua primeira edição sendo presencial. Martin também comanda o bar Varal e o estúdio de arquitetura Sumaúma.
Airon Martin dono da Misci (Reprodução/Nossa Uol)
Em entrevista ao site Vogue Airon conta de onde vem suas inspirações e como vem chegando ao sucesso tão rapidamente. “O Flávio Carvalho dizia que a moda nasce da falta de recurso, e eu adoro isso. Quando você não tem um produto pronto, você precisa ser criativo à força, precisa inventar aquilo. Eu acho que isso foi primordial para que eu quebrasse a cabeça – nós demoramos muito tempo para ter internet em casa, por exemplo, então o jeito era improvisar. O design é isso, é a resolução de problemas com ferramentas criativas”. Nascido e criado em Sinop, Mato Grosso, sua vida foi rodeada de mulheres sejam elas da família quantos amigas que trabalhavam no cabaré de seus parentes.
E ele continua dizendo a Vogue, “Cresci ouvindo que só seria homem quando fosse um “doutor”, ele até tentou cursou um semestre de direito e um ano de medicina, mas ele só descobriu o que realmente queria quando seguiu seu desejo e se formou em design de produto e serviço no Istituto Europeo di Design, em São Paulo. E ainda quando estava na faculdade começou o projeto de um estúdio multidisciplinar, a Misci. “Iniciei com mobiliário porque, para mim, era mais masculino fazer móvel do que roupa. Não foi só a minha família que tive que desconstruir, mas também a mim mesmo”. E antes de se formar Airon lançou seus primeiros produtos; uma cadeira e um conjunto de jaqueta e calça.
Peça da coleção Boleia, apresentada digitalmente no SPFW em Junho (Reprodução/Vogue)
“Dessa vez, me senti mais seguro para pensar no feminino. A mulher, para mim, não é só a maior inspiração, é a minha vida. Cresci rodeado por elas. A responsabilidade é muito maior”, disse Martin á Vogue. Sua coleção lançada na SPFW intitulada ‘Boleia’ é uma carta de amor às suas raízes e celebra a memória afetiva de sua infância.
Coleção da Misci apresentada na edição da SPFW, que marcou o primeiro desfile físico da marca (Reprodução/Vogue)
E o minimalismo que já marca suas roupas se materializou nessa nova coleção pois a inspiração sexy veio de sua mãe. “Meus amigos achavam a minha mãe uma gata. Eu lembro que ela usava roupa de couro num sol de 40° graus. Quando ela ia sair à noite, fazia uma pinta no rosto”.
Airon pensa em suas peças numa mistura entre o estilo brasileiro e o europeu e assim comanda a maca e seu bar. “Depois de duas edições digitais no São Paulo Fashion Week chegou a hora de estramos fisicamente juntos e nesse pensamento híbrido entre os dois ambientes, físico e digital. O bar da minha cidade era a referência onde eu mostraria minha coleção. Assim recriamos esse ambiente na passarela”. Ele disse ao site Terra. Essa coleção que desfilou no dia 19, em São Paulo.
Sua loja Misci fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo que foi projetada por ele mesmo. E em julho ele inaugurou na sua loja o bar Varal, que serve drinques feitos com a cachaça com a Tiê, fabricante da bebida. E o estúdio de arquitetura Sumaúma, criado com Gabriel Contreira, parceria que aconteceu logo após Misci ter ganho grande sucesso. E um dos primeiros projetos de arquitetura será a loja da Neriage, no mesmo bairro da sua loja atual.
Foto Destaque: Coleção da Misci. Reprodução/FFW