A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) foi internada dia 21 de abril na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do DF Star, em Brasília, por causa de uma crise alérgica grave. Segundo o boletim médico, a senadora deve receber alta neste dimingo (30) após passar mais de uma semana internada para tratar uma urticária autoimune severa.
“No momento encontra-se em melhora clínica, respondendo bem a terapia instituída, em respiração espontânea e alimentação via oral“, informou a equipe médica da parlamentar.
A parlamentar precisou ficar afastada do Congresso Nacional para tratar a doença e ainda não tem data para voltar aos trabalhos. Além disso, uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre os atentados na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro, será instalada no Senado e na Câmara dos Deputados e Soraya tem interesse em fazer parte e atuar na comissão.
A senadora Soraya Thronicke deve receber alta neste domingo do hospital (Foto: Reprodução/g1)
O diagnóstico da senadora foi concluído nesta sexta-feira (28), ela foi diagnosticada com urticária autoimune severa, que é uma vermelhidão na pele e muita coceira. O sistema imunológico da senadora reagiu as proteínas produzidas pelo próprio corpo e fez essa reação alérgica.
Em suas redes sociais a senadora postou uma carta para os seguidores em que ela afirma “O hospital DF Star informa que a senadora Soraya Thronicke foi admitida na unidade de terapia intensiva com quadro de reação alérgica cutânea. No momento encontra-se em melhora clínica, respondendo bem a terapia instituída, em respiração espontânea e alimentação por via oral. Alta prevista para amanhã, dia 30/04“, mensagem que ela publicou em suas redes sociais. Uma das médicas que acompanhou a senadora foi a doutora Ludhmila Hajjar, uma das médicas mais famosas e qualificadas do Brasil.
Soraya Thronicke é senadora pelo estado do Mato Grosso do Sul até 2027. Foi eleita na onda bolsonarista, no PSL, mas em 2022 foi para o União Brasil, já que ocorreu a fusão entre DEM e PSL. Na CPI da Covid-19 no Senado Federal, ela fez fortes críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, político que ela se juntou para conseguir ser eleita.
Em 2022 disputou as eleições presidenciais representando o União Brasil e recebeu 600.955 votos.
Foto destaque: Soraya Thronicke ficou internada na UTI devido reação alérgica. Reprodução/g1