Influenciador Thales Ragone dá dicas de como conquistar o sucesso financeiro

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
6 min de leitura

Quando você pensa em sua situação financeira, qual é o resultado que você mais deseja alcançar? Ao fazer essa pergunta para diversas pessoas, muitos desejam aprender como ter independência financeira para ter mais tranquilidade em relação ao orçamento.

Na prática, ser financeiramente independente significa não depender de nenhuma fonte ativa para se sustentar. Ou seja, ela é alcançada quando você detém um patrimônio cujo rendimento passivo já é suficiente para manter o seu padrão de vida. Com isso, é possível ter mais tranquilidade, segurança e liberdade para conduzir a sua vida.

Thales Ragone é empreendedor e que começou a atuar na área de festas e eventos ainda na escola com apenas 10 anos de idade. Hoje com 36 anos Thales é proprietário de uma boate no Rio de Janeiro, além de uma agencia de turismo e outros empreendimentos que vão desde a área gastronômica a agencia de marketing.  Abaixo ele lista 5 dicas para alcançar os seus objetivos.

Desenvolva sua educação financeira

Antes de tomar qualquer decisão ou iniciar sua jornada rumo à independência nas finanças, minha dica é desenvolver a sua educação financeira. Ou seja, é preciso garantir que você tenha uma relação positiva e estratégica quanto ao uso do dinheiro.

A educação financeira também serve para desfazer crenças incorretas sobre o dinheiro. É o caso de acreditar que “somente pessoas ricas podem investir” ou que “planejar as finanças é muito difícil”, por exemplo.

Um bom começo para conquistar a independência financeira é aprender a viver um degrau abaixo do padrão de vida que sua renda permite. Isso significa que, ao final do mês, suas contas não devem ficar no vermelho ou no zero a zero: garanta que vai sobrar dinheiro para poupar e investir. Mesmo que você ganhe bem ou tenha acabado de receber uma promoção, entenda que pessoas prósperas vivem com menos do que precisam e sabem poupar.

Defina seus objetivos Financeiros

Após aprimorar seus conhecimentos sobre o dinheiro, é essencial se preparar para buscar os resultados desejados, como a independência financeira. Nesse sentido, vale a pena estabelecer seus objetivos financeiros.

Por mais que a meta principal seja se tornar financeiramente independente, é preciso entender o que isso significa para você. Para tanto, conheça seu padrão de vida atual e compreenda quanto você precisará por mês para cumprir seus compromissos financeiros.

Depois que você conseguiu fazer uma revisão no seu padrão de vida e o dinheiro começou a sobrar, é hora de poupar regularmente. Não importa se economizou R$ 100 ou R$ 1 mill: o primeiro passo é adquirir o hábito de guardar. Quando você “sentir o gostinho” de ver seu dinheiro rendendo, mês a mês, nunca mais vai parar de investir.

Monte sua reserva de emergência

Para ter independência financeira, o seu próximo passo deve contemplar a construção de uma reserva de emergência. Esse é um montante que deve ser de fácil acesso para que você possa usar para cobrir eventuais imprevistos financeiros.

A ideia, portanto, é que você tenha condições de obter recursos para cobrir situações não contempladas no orçamento. Com a reserva, você evita o endividamento e garante maior proteção para o seu dinheiro. Afinal, um planejamento financeiro sem a reserva de emergência é tão sólido quanto um castelo de cartas — e qualquer dificuldade pode fazê-lo

Thales explica que o valor da reserva depende da realidade de cada pessoa. Em geral, recomenda-se que você tenha de 3 a 12 meses da sua média mensal de gastos em uma aplicação específica para a reserva de emergência. E atenção: nunca use este valor para as contas do dia a dia. Deixe-o reservadas para aquelas situações inesperadas, que pegam a gente de surpresa. Com uma reserva, você evita entrar em dívidas quando elas acontecem.

Faça investimentos periódicos

Depois de montar a sua reserva de emergência, é hora de pensar em investimentos que podem trazer a você um retorno ainda maior no médio e no longo prazos, desde investimentos na bolsa como aquisição de bens ou empreendimentos.

Dica 5: Comece o quanto antes

Diante de tanta informação e da chance de construir a sua independência financeira, você pode se perguntar: por que ninguém me disse isso antes? Se ganhou esta consciência agora, comece hoje mesmo a cuidar e investir seu dinheiro. E se você é jovem, acabou de entrar no mercado de trabalho e já recebe seu salário, não deixe para depois.

O tempo é um fator chave para a lógica dos juros compostos. Isso porque é na sobreposição de um rendimento sobre o outro que o bolo de seu dinheiro irá crescer e, no futuro, transformar-se em renda passiva. Para isso acontecer, quando antes você começar a investir, mais tempo o fermento tem para trabalhar por você.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário