Saiba quais as fases e aprenda as técnicas de estratégia de vendas

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
6 min de leitura

O que é e quais são as principais técnicas de estratégias de vendas para aplicar nos negócios? O Serasa Experian preparou um material explicativo sobre, que vai ajudar a alavancar seu negócio.

O que são estratégias de vendas?

“As estratégias de vendas consistem em ações desenvolvidas especialmente para gerar mais vendas e, consequentemente, mais receita para a empresa. Para isso, são utilizados diferentes canais de contato, possibilitando ampliar o acesso a novos clientes por meio da prospecção ativa.”

Qual é a importância de contar com uma estratégia de venda?

“Uma estratégia de marketing para vendas, por exemplo, quando bem elaborada, identifica quais canais de prospecção têm maior aderência do público e quais são as ações necessárias na negociação de cada venda. Ela serve para encurtar o acesso aos prospects e atraí-los, propondo soluções que atendam às suas expectativas.”

Quais são as principais fases de uma estratégia de venda?

“Além de conhecer o conceito e a importância das estratégias de vendas, é preciso também compreender quais são suas principais fases, para encontrar, conquistar e manter os clientes. Cada uma conta com objetivos e ações diferenciadas, mas todas elas fazem parte de um só planejamento.”

Abaixo, saiba quais são as principais fases de uma estratégia de vendas e como funcionam.

Planejamento e preparação

“A primeira fase, sem dúvidas, é o planejamento, como já citamos anteriormente. O objetivo dessa prática é reunir o máximo de informações possíveis sobre o mercado e o público-alvo. Com esses dados, fica mais simples criar uma abordagem adequada para o processo comercial acontecer da melhor maneira.”

Prospecção

“Nessa etapa, a equipe de vendas deve buscar ativamente por potenciais clientes, em canais digitais ou físicos. Essa é uma das fases mais importantes, uma vez que é responsável por encontrar prospects realmente interessados e que precisam de soluções, o que aumenta consideravelmente as chances de fechar mais vendas.”

Abordagem

“Após a prospecção, a equipe de vendas realiza a abordagem, de forma a acolher e entender as dores dos consumidores. Para isso, normalmente, a comunicação é personalizada de acordo com as particularidades, preferências e personalidade dos clientes, transmitindo maior segurança na negociação.”

Levantamento das necessidades

“A etapa de levantamento das necessidades tem como foco, justamente, a identificação das dores dos clientes. Com isso, os vendedores podem ter um conhecimento mais profundo dos desejos e hábitos reais do público. Assim, a equipe comercial consegue ter uma interação facilitada com os potenciais clientes, tornando as conversas mais eficientes.”

Proposta

Chega a etapa de realizar uma proposta ao cliente, explicando em detalhes todos os benefícios da oferta da empresa. É o momento em que a equipe de vendas apresenta as vantagens e os diferenciais da sua solução. Para isso, as ações devem ser objetivas e claras, contendo o preço e os argumentos de venda.”


Funil de vendas. (Foto: reprodução/jivochat)


Negociação

“A fase de negociação é um dos momentos finais do processo de vendas. Nessa etapa, é comum que os clientes tirem dúvidas e queiram o máximo de informações possíveis sobre o produto ou serviço. Para atender da melhor forma, os vendedores devem se manter seguros e confiantes.”

Fechamento

“Após negociar com o cliente, chega o momento de fechar a compra e explicar os próximos passos. É também nessa etapa que a equipe comercial realiza o contrato, adapta a forma de pagamento e conclui alguns detalhes administrativos e burocráticos.”

Pós-venda

“Por fim, a etapa de pós-venda é feita para manter o relacionamento entre a empresa e o cliente. Ela é considerada uma das fases mais importantes para a fidelização dos consumidores, já que possibilita manter o ciclo de vendas ativo e gerar novas compras recorrentes.”

Como construir estratégias de vendas?

“Como vimos, as estratégias de vendas são caminhos estabelecidos pelos empresários para conhecer, de maneira profunda, todos os fatores que influenciam as taxas de conversão, ou seja, o aumento das vendas. A tarefa engloba uma série de atividades e técnicas.”

“Além disso, estratégias de vendas bem-sucedidas demandam um adequado suporte tecnológico para automatizar tarefas e, com isso, otimizar os resultados. Deu para perceber que existem uma série de fatores que afetam diretamente o crescimento da receita, não é mesmo? Nesse caso, ainda é necessário adotar as medidas corretas, como veremos a seguir.”

Quais as técnicas para uma estratégia de venda de sucesso?

1) Construa o perfil dos clientes

2) Defina metas

3) Desenvolva um funil de vendas

4) Crie ofertas customizadas

5) Integre a equipe de marketing e vendas

6) Conte com métricas de desempenho

7) Prospecte de maneira ativa

 

Foto de capa: reprodução/Freepik

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