Você já se separou com pontas duplas no seu cabelo? Principalmente para quem faz procedimentos químicos como alisamento ou o uso contínuo de fontes de calor com frequência como secador e chapinha, nessas condições as pontas duplas podem aparecer.
Mas apesar de ser difícil, é possível evitar as tão temidas pontas duplas apareçam. Com os avanços, hoje em dia já existem tratamentos e técnicas de cuidados diários capazes de recuperar a fibra capilar e garantir cabelos sedosos e saudáveis.
Cabelo com pontas duplas (Reprodução/Pinterest)
As pontas duplas ou a tricoptilose se dá devido ao desgaste e da ruptura da fibra capilar. Esse desgaste se dá devido a danos físicos e químicos sofrido pelos fios por pintura, coloração e uso excessivo de calor e exposição ao sol e a poluição.
O melhor tratamento para as pontas duplas sem dúvidas é o corte, então para evita-las é interessante cortar as pontas do cabelo de três em três meses. Mas para quem não é adepto ao corte, existem outros tratamentos para prevenir as pontas duplas.
Cabelos sem vida (Reprodução/Pinterest)
Uma boa opção é fazer um cronograma capilar com máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, máscaras ricas em nutrientes que faram vida aos fios. Também é importante fazer o uso de um reparador de pontas e um protetor térmico. Para proteger os fios do sol, bonés e chapéus podem ajudar
Ainda existem outros cuidados essenciais que ajudam a manter os fios saudáveis e evitar o surgimento de pontas duplas como: Lavar os cabelos com água doce após mergulho em praia ou piscina; evitar água muito quente na hora de lavar os fios; respeitar o intervalo correto entre procedimentos químicos; pentear os fios de baixo para cima, evitando a tração e quebra do cabelo; nunca dormir com o cabelo molhado; alimentar-se de forma equilibrada e ingerir água adequadamente para manter a nutrição e hidratação dos fios.
Foto Destaque “Cuidados capilares”. Reprodução/Pinterest.