Itamaraty fica incomodado com pressão da Ucrânia para encontrar Lula

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou o presidente Lula (PT) para uma reunião bilateral na cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Porém, o presidente Lula não sabe se vai aceitar o pedido do presidente ucraniano, já que a equipe brasileira sentiu-se pressionada com a chegada de Zelensky no país para insistir em conversar com Lula. 

De acordo com fontes do Itamaraty, eles afirmaram ao blog do g1, que a percepção que foi passada é de uma pressão em cima do Brasil e da Índia, que se consideram países neutros, para que eles adotassem uma posição mais crítica a Rússia e se alinhasse com a Ucrânia em meio ao conflito. 

Equipes do governo brasileiro discordam dessa exigência porque acaba envolvendo dois países que, além da Rússia, fazem parte do Brics, grupo dos países emergentes, e isso seria motivo de uma crise entre os países. 


No Japão, Volodymyr Zelensky quer encontrar o presidente Lula (Foto: Reprodução/bbc)


Neste domingo, a assessoria do presidente ucraniano confirmou que não vai mais se encontrar com o presidente Lula (PT) em Hiroshima, no Japão. Porém, de acordo com o governo brasileiro, a oferta de horários foi feita, mas o Zelensky não aceitou. 

Em uma coletiva de imprensa, Zelensky foi questionado se ficou desapontado que não conseguiu se reunir com Lula ele respondeu que, “ele é quem deveria ficar desapontado”, afirmou o presidente ucraniano. 

De acordo com a assessoria do presidente Lula, eles disponibilizaram dois horários, mas em um Zelesnky estava em reunião com Biden e no outro ele estava no Memorial da Paz, em Hiroshima. Dessa forma, ficou inviável a reunião bilateral entre os dois. 

O presidente Lula (PT) teve importantes reuniões na cúpula do G7, com o primeiro ministro canadense, Justin Troudeau, com Joe Bidem, Emmanuel Macron e outros presidentes. Além disso, acordos comerciais foram assinados e o debate sobre a preservação da floresta amazônia também foi falado. Lula volta ao Brasil neste domingo (21). 

Foto destaque: Lula e Zelensky não tiveram reunião bilateral em Hiroshima, no Japão. Reprodução/g1

Deixe um comentário

Deixe um comentário