Gato comunitário desaparece em Minas Gerais e voluntários oferecem recompensa para quem o encontrar

Nathália Siqueira Por Nathália Siqueira
3 min de leitura

Em Poços de Caldas, Minas Gerais, um gato comunitário que se abrigava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, desapareceu após fugir de um carro que o levava para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Voluntários buscam o animal, chamado Juninho, há quase um mês, e oferecem uma recompensa de R$ 2 mil para quem o encontrar.

Juninho desapareceu no dia 25 de abril, após ser retirado da UPA pelo CCZ. Desde então, servidores do posto de saúde, que alimentam e estão familiarizados com o gato, se dedicam a tentar encontrá-lo.

“Quando veio a pandemia foi uma terapia pra nós. Todo mundo cansado, estressado, saia lá para jantar ou tomar café, já tinha aquele alívio. Ficava brincando com ele um pouquinho”, conta um dos trabalhadores da UPA, sobre o gato Juninho.

Ainda segundo relatos, diversos outros gatos são abandonados recorrentemente em locais próximos à unidade. Então, os servidores se voluntariam para medicar, castrar e alimentar os bichanos, além de procurar um lar para eles. Juninho inclusive, já chegou a ser adotado duas vezes, porém sempre retornava para a UPA.

O recolhimento do animal pelo Centro de Controle de Zoonose, só aconteceu após denúncias de pacientes que não se sentiam confortáveis com a presença do felino, devido ao medo de transmissão de doenças. 

Apesar da Lei Estadual n.º 23.863/2016, que diz ser “assegurado a qualquer cidadão o direito de fornecer em espaços públicos […] alimento e água aos animais em situação de rua, inclusive aos cães e gatos comunitários”, segundo o CCZ, e a Secretaria de Saúde da cidade, isso não se aplica a um estabelecimento de saúde.


Gato Juninho, desaparecido em Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Instagram)


As buscam por Juninho

Muitos voluntários da cidade, estão em busca de Juninho, mas ainda não existem pistas de seu paradeiro. A quantia de R$ 2 mil, como recompensa para quem o encontrar, foi doada por uma protetora da causa animal. Conforme outros voluntários, é possível que consigam acrescentar à oferta de gratificação.

“As buscas ao Juninho continuam. Enquanto há fé, há esperança. Não desistam e, por favor, continuem procurando por ele”, pede a protetora.

 

Foto destaque: Recompensa é oferecida para quem encontrar Juninho, gato comunitário desaparecido em MG. Reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário