Saiba qual a “Formula do Sucesso” usada pela contratação da Google

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
5 min de leitura

A Google é conhecida por ter processos muito exaustivos, mas também é muito conhecida por tratar muito bem seus funcionários e pelos grandes benefícios oferecidos por eles.

Apesar de ser um mercado de trabalho não tão competitivo, é preciso mostrar algum tipo de habilidade que destaque dos demais candidatos para que consiga um cargo tão sonhado na Google.


Escritório da Google (Reprodução/T2 Arquitetura)


São várias etapas, mas para chegar na entrevista, é necessário que seu currículo chame muito a atenção da equipe de RH.

Os recrutadores da Google, afirmam que usando a fórmula X-Y-Z aumentará as chances de ser contratado pela empresa.

Essa fórmula de redação de currículo, é uma boa maneira de ressaltar os pontos nos quais você se destacou ao longo de toda a sua carreira, e assim fazer com que seu texto seja muito impactante. Outras recomendações são que seu texto seja mais fácil de ler ou com até duas páginas, isso irá revelar de imediato como você fez a diferença nas empresas em que passou.

É recomendado por especialistas que haja uma cronologia, onde suas experiências profissionais estejam da mais recente até a mais antiga, dessa forma mostrará uma progressão ao longo do tempo.

Mas o que é a fórmula X-Y-Z?

 “Seja específico sobre os projetos para os quais você trabalhou ou gerenciou. Em caso de dúvida, atenha=se ao padrão x-y-z”, diz o Google em seu blog.

Vamos ao funcionamento do método:

 

  • X = corresponde ao resultado ou “a meta obtida. O que você conseguiu?

 

  • Y = é como é possível medir o impacto ou justificar que efetivamente foi um sucesso. Qual foi o impacto gerado?

 

  • Z = é a parte onde você explica os passos que deu para atingir seu objetivo? Como você fez para conseguir?

 

Essa fórmula é muito eficaz porque se concentrará em seus resultados.

Mostre suas conquistas, como mediu o sucesso e quais as medidas que você implementou para tudo isso acontecer.

Essa informação é de muito valor para quem esta envolvido na contratação, pois isso ajudará a compreender melhor suas experiências e habilidades.


Frente prédio localizado na Hudson Square em Manhattan (Repodução/Yahoo Finanças)


Conselhos do Google para usar a fórmula x-y-x:

 

  • Seja especifico, não se limite dizendo “os downloads do APP aumentaram”, ao invés diga que os downloads aumentara, e como você mediu isso.

 

  • Use números e métricas. Quantifique suas conquistas, isso vai torná-las mais impressionantes.

 

  • Seja muito claro e conciso. Utilize dos verbos de ação fortes, e evite o uso de jargões (Linguagem diferente de compreensão exemplo: Feedback, deadline…)

 

  • Use palavras-chave. Sempre que possível utilize palavras-chave relevantes para o cargo no qual será candidatado.

 

A experiencia anterior é importante:

A gigante da tecnologia recomenda que você faça perguntas a si mesmo antes de iniciar a candidatura para uma vaga, e reflita sobre elas.

  • O que aprendi a fazer aqui deixou o que veio depois mais fácil?

 

  • As conquistas que tive foram de maior parte esforço solitário, ou por trabalho em equipe?

 

  • O que você mais gosta: resolver problemas ou impulsionar um debate?

 

  • Qual o trabalho mais gratificante que você teve? E Por quê?

 

  • Descreva a sua melhor experiencia e por que essa é a que mais se destaca?

 

“Se te contratamos com base em suas habilidades, vamos contratar um funcionário qualificado. Se te contratamos com base em suas habilidades, suas paixões duradouras e suas diversas experiências e perspectivas, encontraremos um Googler. E é isso que queremos”, disse o Google.

 

Foto Destaque: Fachada do Google (Reprodução/Olhar Digital)

 

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