O Cruzeiro foi eliminado pelo Grêmio em pleno Mineirão noite desta quarta-feira (31), no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, após a derrota por 1 a 0 que culminou na vitória do clube gaúcho no agregado – 2 a 1 -. O gol da partida foi de Villasanti.
Mesmo com grande pressão do Cruzeiro, muito empurrado pela sua torcida e com as principais chances do jogo, o gol não foi marcado, ao contrário da equipe gaúcha que apostava sempre em contra-ataques e, em sua oportunidade mais clara, anotou o gol que sacramentou a vitória.
O JOGO
PRIMEIRO TEMPO
Desde de início do jogo já se via as propostas de ambas as equipes, onde o Cruzeiro detinha mais o controle do jogo e a posse de bola, mas não conseguia chegar a criar chances reais de finalizar ao gol. Em contrapartida, o Grêmio ficava postado mais defensivamente, esperando a equipe mineira; e apostava em contra-ataques.
Aos 26 minutos, em uma saída errada da defesa da equipe mineira, o uruguaio Luiz Suárez deu uma bela assistência para Villasanti abrir o marcador para a equipe do Grêmio. Após o gol sofrido o Cruzeiro, que já não encontrava brechas para atacar, ainda ficou instável e errou muitos passes simples. Nos minutos finais da etapa, a pressão do cabuloso voltou à tona, com uma série de possibilidades de gol. Numa delas, o atacante Henrique Dourado acabou acertando o travessão e ainda viu o goleiro Grando fazer uma boa defesa.
Momento do gol de Villasanti que tocou rasteiro no canto direito de Rafael Cabral e marcou o gol do Grêmio contra o Cruzeiro, no Mineirão (Foto: Reprodução/Flávio Tavares/O Tempo/Getty Images)
SEGUNDO TEMPO
A tônica da primeira etapa se repeteiu: com a equipe mineira tendo grande posse de bola e empurrando com o apoio de sua torcida, cada vez empurrada o Grêmio para o seu campo de defesa. Já a equipe gaúcha, com o resultado favorável se defendia como podia, conseguindo principalmente ganhar as disputas áreas e, sempre que podia, tentava uma escapada em contra-ataque, onde em um desses chegaria ao segundo gol, com Bitello. O árbitro, porém, anulou após a análise do VAR.
Com a equipe gaúcha fechada e com Pepa apostando em dois centroavantes, a equipe mineira continuava explorando as bolas áreas, mas que eram sempre cortadas pela defesa gremista, aonde as principais chances foram em uma jogada entre Marlon e Gilberto e em uma jogada individual de Bruno Rodrigues, todas sendo defendias pelo goleiro Brando, que garantiu o 1 a 0 e a vitória e classificação Grêmio para as quartas de final da Copa do Brasil.
Bruno Rodrigues em jogo entre Cruzeiro e Grêmio (Foto: Reprodução/Flávio Tavares/O TEMPO/Getty Images)
Agora, ambas as equipes se preparam para seus compromissos, os dois no final de semana pelo Campeonato Brasileiro: o Cruzeiro tem um clássico pela frente diante do rival Atlético-MG no sábado às 18h30 (horário de Brasília), em Uberlândia. Já a equipe do Grêmio recebe o São Paulo às 16h (horário de Brasília). Ambos os confrontos são válidos pela nona rodada da competição.
Foto destaque: Villasanti comemora gol marcado contra o Cruzeiro. Reprodução/Lucas Uebel/Grêmio/A Hora