A ampliação do uso da Inteligência Artificial (IA) nos cinemas trouxe mais um ponto de debate na greve dos roteiristas de Hollywood. Os profissionais que estão em greve desde 2 de maio reivindicam melhores condições de trabalho e planejam negociar com os estúdios formas de remuneração e créditos mais justos diante do uso da IA no cinema. As negociações trabalhistas entre o sindicato dos atores SAG-AFTRA e os estúdios devem começar em 7 de junho.
O negociador-chefe do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, quer garantir que seus membros possam controlar o uso de seus “dublês digitais” e garantir que os estúdios paguem os atores reais de maneira adequada. “O nome, aparência, voz, persona do artista – esses são os valores e o comércio do artista”, disse Crabtree-Ireland. “Realmente não é justo que as empresas tentem tirar proveito disso e não compensem de maneira justa os artistas quando usam sua persona dessa maneira”, disse.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>What if Wes Anderson directed The Lord of the Rings? We asked the community which video they want to see next and Lord of the Rings took the cake… or should we say Elven bread. We hope you enjoy this Midjourney to Middle-Earth.<a href=”https://twitter.com/hashtag/LordOfTheRings?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#LordOfTheRings</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/WesAnderson?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#WesAnderson</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/MovieTrailer?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#MovieTrailer</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/LOTR?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#LOTR</a> <a href=”https://t.co/RvOl9K7mQa”>pic.twitter.com/RvOl9K7mQa</a></p>— Curious Refuge (@CuriousRefuge) <a href=”https://twitter.com/CuriousRefuge/status/1656043111016185856?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 9, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Trailer de ‘O Senhor dos Anéis’ recriado com IA.(Foto:Reprodução/Twitter/Curious Refuge)
A utilização de IA é bem ampla e podemos perceber essa questão, por exemplo, quando a equipe do Curious Refuge, utilizou IA generativa para criar um trailer de Senhor dos Anéis no estilo Wes Anderson, conhecido pelos filmes “O Grande Hotel Budapeste”(2014) e “Moonrise Kingdom”(2012). O grupo também já recriou o trailer de Star Wars no mesmo estilo do cineasta.
A criação de falsos trailers gerados com a utilização da tecnologia por pessoas com menos recursos que os estúdios de Hollywood gerou uma preocupação se tornando debate diante da greve dos roteiristas, essa preocupação também é dos atores. Os astros Tom Cruise e Keanu Reeves já foram alvo de deepfakes não autorizados em vídeos que tiveram muitas visualizações. As deepfakes utilizam a inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões, etc. A tecnologia já dividiu estúdios e atores que são contra e outros que são a favor.
Foto destaque: Inteligência Artificial. Reprodução/Freepik/rawpixel