De acordo com estudo, 64% da produtividade aumentou devido ao ensino tech

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Segundo estudo feito pela empresa de capacitação corporativa Alura com a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), 64% dos funcionários que obtiveram crescimento de produtividade por causa do ensino de tecnologia oferecido por suas empresas.  

Essa pesquisa entrevistou 375 pessoas e eles descobriram que em 60% dos clientes que investem nesse tipo de desenvolvimento houve um impacto positivo, direta ou indiretamente pelos treinos. Foi observado também que 22% das empresas investem, por ano, R$ 32 mil por colaborador em capacitação tecnológica. 


Algumas escolas tem implementado o ensino tech. (Foto: reprodução/ Forbes)


Além disso, foi visto um crescimento no engajamento dos profissionais em 45%, além do turnover ter diminuído 28% com esses investimentos. Foi também analisado por essas empresas que, as que mais investem são as que tem uma maior melhora no engajamento dos funcionários com ações internas da empresa ao invés de crescimento da performance e no employer branding. Em contra ponto a isso as que tem um investimento menor são as que veem, principalmente, a redução do turnover como benefício trazido pelos investimentos em ensino de tecnologia. 

E isso é só o início de um longo caminho a ser percorrido e que parece ser muito promissor pela obtenção da maturidade digital, ou seja, uma maior implementação, assim como o ensino, da tecnologia pelos empregadores. Dito isso, apenas 16% das empresas se consideram bem equipadas tecnologicamente, e 15% se consideram em estágio inicial. Em 31% das companhias de grande porte, por exemplo, todos os funcionários podem participar desses cursos voltados a tecnologia, por outro lado em mais de 33% das empresas com até 50 funcionários, não há sequer algum projeto nesse sentido. 

O estudo mostrou, também, que 72% dos investimentos são na aquisição de cursos e treinamentos em tecnologia pontuais, de acordo com a necessidade dos funcionários. E 67% vão para parcerias com empresas de capacitação em tecnologia, das quais oferecem planos de estudo, cursos e outros conteúdos para o desenvolvimento. Os ensinamentos híbridos são os que geraram melhores resultados. E todos esses programas são voltados para o crescimento dos profissionais de sua empresa, em todos os sentidos. 

Foto destaque: Diversas empresas tem crescido com o avanço do ensinamento sobre as tecnologias. Foto: reprodução/ Universidade Tuiuti

Deixe um comentário

Deixe um comentário