O “quiet luxury” está de volta pela primeira vez desde a Grande Recessão

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

O luxo silencioso talvez seja a maior tendência de 2023 e também uma das mais difíceis de explicar. Ele é suave e tátil, é bege e cinza e, como disse a Vogue, “é menos austero que o minimalismo, mas mais polido que o ‘normcore‘”. Além disso, é absolutamente sem logotipo.

Agora, como a tendência continua a decolar, em parte devido à popularidade de programas que apresentam a elite rica, como “Succession”, ela traz de volta outro momento economicamente precário em 2008 – e está prestes a beneficiar marcas que vão desde Everlane para Armani, que vendem luxo silencioso há anos.

Luxo silencioso é definido como “roupas da mais alta qualidade, mas também roupas que têm atemporalidade, são sofisticadas e discretas“, disse Thomaï Serdari, diretor do programa de MBA de moda e luxo da Stern School of Business da NYU, ao jornal online “Insider”.

Isso significa que não há grandes fivelas de ouro Gucci ou bolsas com logotipo Louis Vuitton – itens que gritam “Paguei muito dinheiro por isso”. Em vez disso, pense em roupas sussurrantes: suéteres de caxemira, botões de seda ou sobretudos de lã em tons neutros e materiais caros.

E, claro, tudo é ajustado com maestria, “porque alguém se deu ao trabalho de desenhar a estrutura da peça, ao contrário de algo que é descartável e feito para vender apenas como um produto bidimensional“, como fast-fashion, disse Serdari.


{slide}


No momento, estamos vivendo tempos que exigem uma abordagem mais equilibrada“, disse ela, apontando para a diminuição da renda disponível e uma possível recessão que se aproxima; maior foco na sustentabilidade e no consumo consciente; e temores sobre a segurança no emprego.

Na verdade, esta não é a primeira vez que o luxo discreto domina a moda – tornou-se uma grande tendência em 2008, em meio à Grande Recessão, acrescentou Hall.

Por mais insensível que a moda às vezes possa ser, ela ainda está profundamente sintonizada com a dinâmica social“, disse ela. 

O estado do mundo está influenciando fortemente a forma como as pessoas estão se vestindo e, quando grandes parcelas da população estão lutando para manter ou aquecer suas casas, ostentar expressões extremas de riqueza parece absurdo.

Foto de capa: Kylie Jenner. Reprodução/internet

Deixe um comentário

Deixe um comentário