Cadê os cinéfilos de plantão? Nesta quarta-feira (21), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista dos finalistas ao 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Confira todas as categorias clicando aqui.
“Medida Provisória”, longa de 2020 estrelado por Alfred Enoch e Taís Araújo, garantiu a liderança totalizando 15 indicações ao prêmio, logo em seguida vem “Marte Um”, este que esteve presente na lista de pré-indicados ao Oscar 2023, garantiu 12 nomeações.
Outras produções como “A Viagem de Pedro” e “Eduardo e Mônica” tem seu destaque entre os mais indicados. As séries televisionadas também são mencionadas, dentre elas temos “Manhãs de Setembro”, “Bom Dia, Verônica” e “O Caso Celso Daniel”.
Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini em “Bom dia, Veronica”. (foto: divulgação/Netflix)
Esta edição traz algumas novidades, as séries de televisão estarão concorrendo em uma única categoria, desta vez sem dividi-las por serem exibidas em TV paga ou aberta, e a categoria de Melhor Longa Metragem de Comédia será computada exclusivamente por voto popular.
Uma coisa que chama a atenção e que as produções ibero-americanas (paises que falam portugues e espanhol) foram indicadas pelas respectivas academias de cada país como a Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas, Academia de Cine de Chile e Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina.
A lista dos vencedores será escolhida entre os dias 29 de junho a 10 de julho, pelos associados da Academia e no dia 23 de julho estará aberta ao público a votação popular pela internet, assim poderão escolher seus favoritos entre documentários e filmes de comédia ou drama.
Ao todo temos mais de 200 profissionais reunidos nas indicações, dentre eles 34 estão em longas brasileiros e 12 estrangeiros, além dos 15 curtas e 14 séries. “Esse é um ano muito especial porque se comemora também 125 anos do cinema brasileiro e ele se mostra cada vez mais plural”, disse Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia.
O evento tem sua data marcada para o dia 23 de agosto, na Cidade das Artes no Rio de Janeiro. A cerimônia poderá ser assistida pelo Youtube da Academia ou pelo Canal Brasil ao vivo.
Foto destaque: Imagens promocionais de “Medida Provisória” e “Marte Um”, respectivamente. (foto: divulgação/Globoplay)