A Federal Trade Comission (FTC)abriu um processo contra a Amazon.com nos Estados Unidos. Supostamente a Amazon enganou milhões de clientes para assinarem o serviço Amazon Prime, sem o consentimento, e por dificultarem o cancelamento da inscrição.
A empresa é acusada de usar interfaces manipulativas e coercivas, conhecidas pelo nome de “dark patterns” , para que os usuários se confundam e se inscrevam em assinaturas que se renovam de forma automática, de acordo com comunicado publicado hoje (22).
Prédio Amazon Reprodução Seu Dinheiro
A Amazon oferece aos consumidores que fazem compras em seu site muitas oportunidades de assinar o Prime por US$ 14,99, por mês, e em algumas ocasiões, não deixava o botão que completava a compra e fazia assinatura auto renovável no serviço de forma clara para os usuários, segundo a FTC.
A agência ainda menciona que o processo de cancelamento não foi desenvolvido para que haja uma permissão de cancelamento para os consumidores, mas sim para que fossem impedidos.
Segundo a FTC, os clientes que fossem cancelar era redirecionado a uma página onde lhes eram mostradas muitas ofertas para que pudessem ficar com o Prime, com alguns descontos no serviço, desativar a renovação automática, ou desistir do cancelamento, e só era possível concluir o cancelamento após passar por todas estas etapas.
A companhia cita reportagem da Business Insider, que revelou que a Amazon usava internamento o termo ‘Ilíada’ quando iria se referir ao processo de cancelamento do serviço, possivelmente fazendo referência ao longo poema da Grécia Antiga que era atribuída a Homero, com quase 16 mil versos sobre a Guerra de Troia.
A Amazon também é acusada de estar ciente de que os seus usuários iriam ser inscritos no prime de forma não consensual, e do grande processo complexo e muito confuso para o cancelamento do serviço.
A FTC afirma que os executivos da Amazon falharam em realizar medidas significativas para a resolução de problemas até que estivessem cientes da investigação, e tentaram atrasar e dificultar a investigação da Comissão em várias instâncias.
Amazon nega acusações.
Nesta quarta-feira a Amazon disse que as acusações são falsas da agência americana FTC, de que a empresa manipulou clientes a assinarem o serviço Amazon Prime, a atuar para dificultar cancelamentos.
Disseram que tornaram tudo claro e simples para que os clientes pudessem se inscrever ou cancelar a assinatura do Prime, o porta-voz disse que a Amazon considerou que é preocupante a FTC ter anunciado o processo sem avisar. Menciona que estão ansiosos para provar isso no Tribunal.
Foto Destaque: Escritorio Amazon. Reprodução/Estado de Minas