A marca britânica de cosméticos e maquiagem, Spectrum Collections, divulgou uma pesquisa feita por ela e apontou que a falta de limpeza, ou a limpeza incorreta dos pincéis de maquiagem pode acumular mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. A pesquisa gerou polêmica na web e deu o que falar.
No entanto, apesar da polêmica envolvida, a comparação serviu para nos mostrar que devemos higienizar nossos pincéis constantemente, já que eles entram em contato direto com a nossa pele.
Os pincéis são de extrema importância para a realização de uma maquiagem, pois estão presentes do início até o fim, da base até o acabamento. Mas, por existir inúmeros modelos e tipos de pincéis, com finalidades diferentes, há uma dúvida por grande parte do público sobre qual deles é o certo para ser usado em tal momento da maquiagem. A beautyartist, Camila Bazaga, desvendou cinco verdades e cinco mitos sobre os pincéis e fez uma lista com cinco modelos, um para cada função. Bora conferir?
– Posso usar o mesmo pincel para várias funções: É MITO!
Segundo Camila, “cada pincel tem seu formato específico para cumprir uma função e assim entregar o melhor desempenho, seja nos olhos ou na face. E o outro motivo para ter um pincel destinado a cada etapa da make é por causa da higiene. Não é legal ficar misturando mais de um produto em um único acessório, o resultado será ruim e acumulará resíduos de diferentes produtos”.
– Preciso ser profissional para utilizar os diversos modelos de pincel: É MITO!
Para quem é iniciante no mundo da maquiagem, a recomendação é de que escolha os pinceis clássicos, como um para a base, um para corretivo e outro para blush, e apenas dois modelos para os olhos já são o suficiente. “Conforme você vai pegando a prática, a variedade de pincéis pode ir crescendo e dessa forma a maquiagem vai se aperfeiçoando, isso é válido para qualquer pessoa, e não somente para quem trabalha com isso”.
– A limpeza dos pincéis influencia diretamente na saúde da pele e no resultado da maquiagem: É VERDADE!
A especialista explica que, quanto mais tempo os pincéis ficarem sujos, mais bactérias vão se acumular nas cerdas. “Sabonete ou shampoo neutro são as melhores opções para ter em casa e realizar essa limpeza sempre que quiser. Usar o pincel higienizado faz com que o deslize dele na pele com maior facilidade e não absorva mais produto do que o normal. Além disso, com a limpeza em dia as cerdas estarão sempre macias e conservadas, aumentando a vida útil do acessório”. A profissional recomenda a higienização dos pincéis a cada quinze dias.
– Passar batom com pincel fixa mais o produto na boca: É VERDADE!
Por incrível que pareça, o pincel consegue fazer um melhor preenchimento dos lábios com o batom, dando mais acabamento e cobertura. “Principalmente quando os batons são coloridos ou escuros, o pincel pode ser considerado indispensável. Esses tons precisam ser espalhados com maior precisão para que não fiquem manchados e dessa forma, a cor fica muito mais viva nos lábios”, explica Camila.
– Usar pincel deixa a maquiagem mais carregada: É MITO!
“Muitas vezes as pessoas preferem a esponja úmida ou até mesmo usar as mãos, com medo de que o pincel deixe muito produto na pele, mas o que vai determinar se a maquiagem vai ficar carregada ou mais leve, é a quantidade de produto que se aplica e a forma de se aplicar”, diz a maquiadora.
Alguns pincéis de maquiagem e suas funções. (Foto: Reprodução/Beleza na Web)
Confira a lista de cinco pinceis com funções diferentes para você utilizar na sua maquiagem:
1- Pincel Marfim Duo Fibra: perfeito para a aplicação de bases líquidas, podendo ser utilizado, também, para esfumar uma base que foi aplicada com outro pincel. Ele dá um acabamento polido e leve da base. Também pode ser usado para aplicar blush em pó ou pó compacto.
2- Pincel profissional chanfrado para delinear: desenvolvido para fazer o delineado na linha dos cílios e na linha d’água, podendo ser usado, também, na sobrancelha e acabamento de batons.
3- Real Techniques Pincel para corretivo: ajuda a cobrir detalhes como marquinhas no rosto e olheiras.
4- Pincel para sombra, Oceane: perfeito para aplicar primer e pigmentos nas pálpebras. Tem acabamento uniforme e deposita o produto de forma intensa na pele.
5- Pincel Marfim blush chanfrado: ele serve para aplicar pós bronzeadores e blush em pó no rosto. O corte chanfrado das cerdas promove uma aplicação mais marcada e precisa.
Foto destaque: Pincéis de maquiagem. Reprodução/Promobit