Alan Arkin morre aos 89 anos

Pedro Léo Por Pedro Léo
3 min de leitura

O ator Alan Arkin morreu aos 89 anos. A notícia foi divulgada por sua família nessa sexta-feira (30), em comunicado à CNN, feito pelos seus filhos Adam, Matthew e Anthony. “Nosso pai era uma força da natureza excepcionalmente talentoso, tanto como artista quanto como homem”, disseram na carta, completando: “Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida”.

Alan Arkin foi indicado ao Oscar quatro vezes, por “Os Russos Estão Chegando”, “Por Que Tem Que Ser Assim?”, “Argo”, e “Pequena Miss Sunshine”, ganhando o prêmio pelo último em 2006. O ator também coleciona indicações e prêmios em outras premiações prestigiadas, tendo sido indicado a Emmys, Globos de Ouro, SAGs, BAFTAs e Tonys, tendo ganhado um Globo de Ouro, dois SAGs, um BAFTA e um Tony. Uma presença proeminente na televisão e cinema americano, o ator participou de produções aclamadas como “Edward Mãos de Tesoura”, “Marley & Eu”, “BoJack Horseman, entre outros. Além de ator, Alan era músico, diretor e roteirista.


Alan Arkin em “Little Miss Sunshine”. (Foto: Reprodução/Searchlight Pictures)


Arkin, inclusive, começou na música, largando a faculdade para formar um grupo musical chamado “The Tarriers”, responsável pela música “The Banana Boat Song” de 1957. Depois de formar mais alguns grupos, focou na carreira de ator durante os anos 60, fazendo sua estreia na Broadway, na TV e no cinema – com seu primeiro grande papel sendo em “Os Russos Estão Chegando”.

Alan já atuou com nomes como Audrey Hepburn e Rita Moreno, e teve como grande papel Edwin Hoover em “Pequena Miss Sunshine”, junto com Steve Carrell, Paul Dano, Abigail Breslin, Toni Collette, Greg Kinnear, e Bryan Cranston. Outro destaque da carreira de Arkin foi “Argo”, dirigido por Ben Affleck, que contou com o mesmo, Bryan Cranston e Clea DuVall, e ganhou o Oscar de Melhor Filme de 2013.

Alan foi escalado no seu último filme, “The Smack”, meses antes de sua morte, mas não se sabe se ele chegou a concluir suas filmagens. O último papel oficial do ator foi dublando um personagem no filme de animação “Minions 2: A Origem de Gru”, com o último papel live-action sendo “Spenser Confidential”, lançado em 2020, que conta com Mark Wahlberg e Winston Duke.

Foto destaque: Alan Arkin, vencedor de um Oscar. Reprodução/Shuttershock

Deixe um comentário

Deixe um comentário