Google interrompe produção de óculos de realidade aumentada

Henrique Santos Por Henrique Santos
2 min de leitura

No ano passado, o Google anunciou que desenvolveria o “Project Iris”, um óculos de realidade aumentada, que seria desenvolvido para traduzir idiomas de forma simultânea, mas devido a demissões em massa, inclusive do responsável pela produção dos óculos, Clay Bavor, o Google optou por interromper momentaneamente a produção dos óculos.

A produção dos óculos de realidade aumentada foi anunciada através do evento Google I/O, em 2022, o intuito da produção dos óculos era também concorrer contra o HoloLens, da Microsoft, e contra o Vision Pro, da Apple. Os testes estavam programados para começar neste mês de julho e o lançamento estava previsto para o começo de 2024. Segundo informações, a empresa irá focar na plataforma “micro XR”, um software de realidade estendida, que poderá ser licenciada para fabricantes de fones de ouvido.


Exemplo de como seria o óculos inteligentes (Foto: reprodução/Webnews)


O Google está direcionando seu foco para a produção de headsets de realidade aumentada. Ao que parece, os óculos de realidade aumentada foram a base inicial para o projeto headset, que está no estágio de planejamento. O software está sendo desenvolvido entre uma parceria do Google com a Qualcomm, responsável pela produção dos chipsets dos celulares de tecnologia CDMA e W-CDMA, e a gigante Samsung. 

Foi feito um anúncio, em fevereiro, por três empresas sobre o trabalho conjunto entre Google, Samsung e a Qualcomm em uma nova plataforma de realidade mista. De imediato, o Google se pronunciou por meio do Google I/O 2023, realizado em junho, dizendo que planeja lançar o headset de realidade aumentada em 2024. O vice-presidente do Google, Sameer Samat, disse que a empresa irá compartilhar ainda mais durante este ano sobre a colaboração com a Samsung. A expectativa é que no segundo semestre de 2023 seja confirmada o desenvolvimento do headset e que o produto seja comercializada em 2024, como planeja o Google.

 

Foto Destaque: Modelo do óculos inteligentes que seria desenvolvido pelo Google. Reprodução/Deccanchronicle

Deixe um comentário

Deixe um comentário