As maquiagens são encantadoras porque transformam. Ao longo do tempo, suas fórmulas tornaram-se ainda mais potentes, através de muita tecnologia e ciência. Confira a composição de alguns produtos que entregam benefícios surpreendentes:
– Pigmentação além do alcance:
Paleta de sombras pigmentadas. (Foto: Reprodução/Máxima)
Um dos benefícios da maquiagem de hoje em dia que é muito valorizado é a intensidade da cor quando aplicada na pele. Por conta disso, a tecnologia se torna ainda mais sofisticada para conseguir elevar os pigmentos até a potência máxima, sendo elaborada a partir de materiais como dióxido de titânio, mica, corantes sintéticos e óxidos de ferro. A farmacêutica e consultora da Uni Makeup, Mariana Lopes Simões, explica: “Geralmente, uma sombra com alta concentração de pigmentos coloridos em comparação a outros ingredientes da fórmula, como preenchimentos ou aglutinantes, é a mais pigmentada”. Porém, não é tão simples assim: a qualidade do pigmento também importa muito no acabamento.
“Existem os chamados pigmentos revestidos, que, olhados pelo microscópio, ficam dentro de uma espécie de bolha. Elas ‘explodem’ no sanduíche entre o pincel e a pele. Assim, o produto é mais confortável de usar e dá melhor acabamento”, diz o diretor de pesquisa e desenvolvimento do “O Boticário”, Gustavo Dieamant. E isso é algo difícil de encontrar no rótulo de um produto. “Sombras à base de creme ou gel permitem um resultado de cor mais intenso e podem ser aplicadas de forma mais densa”, afirma Mariana.
– Correção de cores:
Hidratante da linha “Waso”, da marca Shiseido. (Foto: Reprodução/Coisas de Diva)
A marca Shiseido tem um hidratante, na sua linha “Waso”, no qual a cor se ajusta ao tom da pele da pessoa que o aplica. De início, ele parece ser branco, mas conforme ele é espalhado, a cor vai mudando. “Este é um pigmento que chamamos de transition, já que cada empresa dá um nome diferente para ele”, diz a COO da Belong Be e CMO da Alma Cosméticos, Amanda Coelho.
Mas, além dos hidratantes, existem bases no mercado que fazem o uso da mesma tecnologia, mas em produtos com tonalidades diferentes para pele. “Essas cápsulas contêm pigmentos vermelhos, amarelos e azuis, que ajudam a base a se adaptar aos subtons de pele”, explica a especialista em desenvolvimento de maquiagem e consultora da Mac e Avon, Daniele Damata.
Os pigmentos verdes neutralizam a vermelhidão da pele e os pêssegos e amarelos, iluminam a pele e reduzem as olheiras.
– Matte confortável:
Batom vermelho efeito matte. (Foto: Reprodução/Bjoca)
A textura matte é bastante querida atualmente pelos amantes da maquiagem, ainda mais quando se trata de resultados coloridos. Essa textura não deixa que a cor transfira ou escorra na pele. Porém, por ter um toque seco, pode causar a desidratação dos lábios.
Por muito tempo, os batons secos eram sinônimos de boca craquelada, isso por conta dos pós matificantes usados nas formulações. Porém, a inovação permitiu que isso ficasse para trás. “Antigamente, esse tipo de maquiagem era seco e rígido. Não se misturava bem nas formulações”, afirma Gustavo Dieamant.
Agora, novos componentes que ajudam a manter a pele hidratada foram adicionados, como vitamina E e ácido hialurônico, sem interferir no acabamento.
– Bocão otimizado:
Gloss Lip Pumpler da Too Faced. (Foto: Reprodução/Too Faced)
O bocão é uma tendência que ganha protagonismo a cada temporada, fazendo com que o gloss lip plumper entre em ação. Eles têm ativos que promovem o fluxo sanguíneo e potencializam a circulação da região, fazendo com que o volume dos lábios aumente.
Existem várias formas de conseguir esse efeito, mas o mais comum é a capsaicina, componente químico presente nas pimentas. “Ela tem um efeito quase alergênico quando aplicado nos lábios”, diz Amanda Coelho. E é por isso que sentimos uma ardência na boca quando passamos eles.
“Esse ingrediente é um vasodilatador, que aumenta a vascularização da região e causa rubor e aumento de tamanho dos lábios”, diz a COO da Belong Be.
Uma outra alternativa mais recente para o preenchimento labial e com durabilidade maior, é o ácido hialurônico. Gustavo Dieamant explica: “O efeito demora mais para aparecer, por volta de 40 a 60 dias”.
– Supercílios:
Máscara de cílios volumosa. (Foto: Reprodução/Forever Chic)
Para que os cílios fiquem com um aspecto volumoso, poderoso e com densidade, existe uma conjunção de fatores. Segundo especialistas, o efeito final do produto depende 50% da embalagem e 50% da formulação.
“Aplicadores mais gordos, com cerdas de fibra, dão a aparência de cílios mais volumosos. Aplicadores finos, com cerdas de silicone, dão o efeito de alongamento das pestanas”, afirma Gustavo.
Porém, algumas das inovações dos produtos garantem as pestanas dos sonhos: algumas máscaras de cílios possuem celulose, fibras de nylon ou algodão, por exemplo, que, ao se fundirem aos pelos, dão a aparência de mais densos.
Foto destaque: Mulher sendo maquiada. Reprodução/G1