Sindicato dos atores de Hollywood decreta greve

Larissa Brito Por Larissa Brito
4 min de leitura

O sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) decretou greve e marcou o início da paralisação para a meia-noite de hoje. Segundo o Hollywood Reporter, essa decisão causará impacto em cerca de 160 mil trabalhadores e talvez cause a interrupção das produções em andamento nos Estados Unidos, vale lembrar que os roteiristas também estão em greve.

A oficialização da greve só aconteceu à tarde, mas a indústria já vem sentindo os efeitos. O elenco de “Oppenheimer” deixou a première do filme em Londres, Inglaterra, diante da ameaça da greve. O diretor Christopher Nolan, pouco antes da exibição, expressou apoio aos atores que, de acordo com ele, já estavam escrevendo seus cartazes e se juntando a um dos meus sindicatos, o dos roteiristas, na luta por compensações justas para os trabalhadores.


Atores em protesto. (Foto: Reprodução/Instagram/@sagaftra)


A San Diego Comic-Con, pouco depois, informou novos cancelamentos. Estúdios como a HBO, Marvel e Sony já antecipavam a paralisação, anunciaram em junho sua ausência, diferente das produções como Good Omens e That ‘70s Show, só decidiram nesta quinta-feira (13).

O sindicato dos atores e a associação dos grandes estúdios (AMPTP), antes de decidirem pela greve, se reuniram para negociar, tendo, inclusive, prorrogado a validade do contrato anterior, uma tentativa de chegar a um acordo. Porém, as conversas não evoluíram. Nesta quinta-feira (13), pela manhã, os representantes da AMPTP e SAG deram declarações diversas à imprensa sobre todo o processo.

A AMPTP em nota, afirmou ter feito uma boa proposta, “aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias”. Informou ainda que “não esperavam esse resultado, já que os estúdios não podem operar sem os atores, já que eles dão vida aos filmes e séries”. De acordo com Fran Drescher, presidente da organização, as companhias “alegaram pobreza”. “Não tinham nada, foi ofensivo”. Não ocorre uma greve com os atores de Hollywood desde 1980. Essa paralisação deve impactar as filmagens de vários projetos que contam com os intérpretes filiados ao SAG, também prejudicará a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que estão completos próximos da estreia.


Protesto de atores. (Foto: reprodução/Instagram/@sagaftra)


Vale salientar que os roteiristas estão em greve há dois meses, diversos projetos de pequenos e grandes estúdios americanos devem ser paralisados por completo até assinaturas de contratos novos. Os sindicatos dos atores de Hollywood e dos roteiristas não entram juntos em greve desde 1960.

Os Impactos da Greve

A greve causa impacto nas produções em andamento, filmes prontos como “Oppenheimer” e “Barbie” terão a divulgação afetada por conta da paralisação. Com o anúncio da greve, os atores estão proibidos de participar de eventos de divulgação de seus projetos. A San Diego Comic-Con prevista para a próxima semana, uma importante convenção de séries, quadrinhos e filmes, deve ser o primeiro evento a sentir os efeitos da greve, já que os tradicionais painéis provavelmente não ocntarão com muitos famosos.

Foto Destaque: Atores em protesto. Reprodução/Instagram.com/@sagaftra

Olá, sou Larissa! Jornalista e professora de Língua Portuguesa , trilhando o caminho fascinante onde as letras se encontram com as notícias, exercendo o jornalismo em diversos outros portais online, mergulhando nas editorias como redatora em celebridades, música e TV/cinema com a missão de contar as narrativas que moldam o nosso mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário