Bill Gates defende que riscos da inteligência artificial são gerenciáveis

Marcos Vinícius D Por Marcos Vinícius D
3 min de leitura

O desenvolvimento de inteligências artificiais ao redor do mundo tem ganhado destaque nos últimos meses. A possibilidade de que um software possa aprender coisas como um ser humano tem dividido a opinião da sociedade e até mesmo especialistas no assunto. Os críticos vão desde os que defendem algumas restrições até mesmo aqueles que opõem completamente as IAs com argumentos de que elas podem se desenvolver a ponto de ameaçar a humanidade. Já seus defensores alegam que restringir as inteligências artificiais é restringir o progresso tecnológico, que é um movimento inevitável que sempre existiu na nossa história. 

Entre os favoráveis ao processo de criação de IAs, Bill Gates, divulgou recentemente um artigo em seu blog, o Bill Notes, falando que existem riscos no desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial e que eles podem ser totalmente contornados utilizando ela mesma para isso. Ele acredita que toda a inovação tecnológica ao longo da história levanta a desconfiança de muitos em seu estágio inicial. Mas com o passar do tempo os indivíduos e as instituições conseguem entender o progresso e se adequam para conviver com ele em um processo contínuo.


Ilustração da IA. Reprodução/Gates Notes


“Seja a introdução dos carros ou a ascensão dos computadores pessoais e da internet, as pessoas conseguiram passar por outros momentos transformadores e, apesar de muita turbulência, saem melhor no final. Logo após os primeiros automóveis estarem na estrada, houve o primeiro acidente de carro. Mas não proibimos os carros, adotamos limites de velocidade, normas de segurança, requisitos de licenciamento, leis de embriaguez ao volante e outras regras de trânsito” , argumentou o bilionário.

Gates falou ainda a respeito da possibilidade do aumento da disseminação de notícias falsas, rebatendo que esse processo não é novo e que existe há séculos através de folhetos e livros. Além disso, ele disse que mesmo que a IA possa ser usada por hackers contra pessoas e instituições, ou ainda, que o soft substitua a mão de obra de trabalhadores, é necessário de que os governos e empresas também possam utilizar e desenvolver a tecnologia no mesmo ritmo para garantir a segurança e o aumento da produtividade na sociedade. Há várias razões para acreditar no melhor gerenciamento da inteligência artificial, que é a bola da vez no mercado. E grandes poderão ser seus benefícios a longo prazo.

Foto Destaque: Bill Gates. Reprodução/Gates Notes

Deixe um comentário

Deixe um comentário