Tony Bennett, astro do jazz e do pop, morre aos 96 anos

Ramon Baratella Por Ramon Baratella
3 min de leitura

Uma notícia triste para o mundo da música. Nesta sexta-feira (21), o astro do jazz e do pop, Tony Bennett, nos deixou aos 96 anos, em Nova York, de acordo com o comunicado feito por sua assessoria.

O cantor foi diagnosticado com Alzheimer em 2016, mas mesmo assim seguiu trabalhando, fazendo shows e lançando álbuns. Na mesma época, através de seu twitter, ele escreveu: “A vida é um presente – mesmo com Alzheimer”.

Susan Bennett, esposa do músico, contou em uma entrevista para a revista da AARP – Associação dos Aposentados dos Estados Unidos, que mesmo após o diagnóstico da doença, ao subir no palco e cantar é como se a doença desaparecesse.

Uma das últimas aparições do artista foi em agosto de 2021 junto de Lady Gaga – sua parceira de longa data, no Radio City Music Hall, em Nova York, no show intitulado “One Last Time”.

Foi com Gaga que Bennett lançou seu último trabalho de estúdio. “Love for Sale”, lançado em 2021, foi seu segundo projeto em parceria com a cantora – “Cheek to Cheek” sendo o primeiro. No Grammy no mesmo ano, a voz de “Poker Face” fez uma homenagem emocionante a seu amigo ao som de “Do I Love You” e da faixa título. 


Lady Gaga e Tony Bennett em videoclipe da faixa “I’ve Got You Under My Skin” (reprodução/Youtube)


Trabalhos e trajetória 

Em mais de 70 anos de carreira, seu reconhecimento mundial veio através de “I Left My Heart in San Francisco”, de 1962, que é considerada uma de suas canções mais populares. Além de colecionar mais de 20 gramofones, dois de seus primeiros troféus foram ganhos em 1963, e seu último por “Love for Sale”. 

Além de Lady Gaga, o músico já esteve em duetos com Amy Winehouse em “Body of My Soul” e com Frank Sinatra – que o descreveu como “o cantor mais popular do mundo”. 

Com sua carreira inquestionável, a Variety ressaltou que o artista foi um dos principais nomes do pop na década de 50 e início dos 60, e destaca seu “entusiasmo, clareza vocal e abertura emocional”. 

Nascido no terceiro dia de agosto em Nova York, no bairro de Astoria, Anthony Dominick Benedetto – verdadeiro nome do cantor, nos deixa seu enorme legado no mundo da música. 

 

Foto destaque: Tony Bennett em sua apresentação no All-Star Grammy Concert, em Las Vegas. (foto: divulgação/Heather Wines/CBS via Getty Images)

Deixe um comentário

Deixe um comentário