Nesta manhã de segunda-feira (31), em Melbourne, a anfitriã, Austrália, aplicou uma goleada em cima do Canadá, com dois gols no primeiro tempo de Hayley Raso e dois gols no segundo de Mary Fowler e Stephanie Catley.
As Matildas, com esta vitória, conquistam pela primeira vez em sua história a primeira colocação na fase de grupos de uma Copa do Mundo. Já o Canadá, é a sua 5° vez que fica fora da competição na fase de grupos desde que estreou. Ao todo, são oito participações da equipe norte-americana e cinco eliminações precoces no torneio.
A dona da casa, alcançou mais uma vitória sem sua principal jogadora, Samantha Kerr. A jogadora, então recuperada de sua lesão – é o que afirma a atleta – foi poupada nessa partida, porém há expectativa que ela faça sua estreia nesta Copa do Mundo nas oitavas de final contra o segundo colocado do grupo D.
Samantha Kerr em amistoso contra a França antes da Copa do Mundo Feminina começar. (Reprodução/@samanthakerr20/Instagram)
Primeiro tempo
Na primeira etapa, não demorou muito para as australianas abrirem o placar contra as atuais campeãs olímpicas. Aos 9 minutos, Hayley Raso recebeu um passe longo para dentro da grande área, girou e chutou cruzado no canto do gol. Sem chances para a goleira Kailen Sheridan.
Logo, aos 36 minutos, por muito pouco as Matildas não ampliaram o resultado. Mary Fowler marcou para a Austrália, no entanto, por sua companheira de equipe, Ellie Carpenter, estar impedida, o gol foi anulado, por considerar que a lateral afetou a jogada.
Entretanto, o segundo gol das australianas saiu poucos minutos depois. Aos 39 minutos, em um escanteio concedido pelas canadenses, a bola foi lançada para a pequena área, onde a defesa canadense tira mal e, na sobra, Hayley Raso aproveita e faz o seu doblete na partida.
Segundo tempo
Ainda no começo da segunda etapa, as Matildas continuaram com o volume imposto no primeiro tempo e conseguiram marcar o terceiro tento aos 58 minutos. Caitlin Foord avançou em diagonal para a pequena área, driblou a defensora canadense e passou a bola para Mary Fowler, que com a baliza escancarada, só teve o trabalho de empurrar para dentro do gol.
O Canadá teve sua melhor oportunidade aos 65 minutos. A seleção canadense roubou a bola no meio de campo, acionou o contra-ataque e, no fim, Deanne Rose chutou cruzado. Porém, viu sua bola parar nos pés da goleira Mackenzie Arnold.
E, nos acréscimos, a Austrália teve mais uma oportunidade de deixar o placar ainda maior. A jogadora canadense, Jessie Fleming, deu um pisão no pé da australiana Katrina Gorry, poucos centímetros para dentro da linha da grande área. Stephanie Catley foi para a cobrança, chutou no canto esquerdo e marcou o 4° gol para as Matildas. A goleira canadense até acertou o canto, mas não conseguiu chegar no chute meia altura da jogadora australiana.
Foto destaque: Jogadoras australinas comemorando o gol de Hayley Raso no primeiro tempo entre Canadá e Austrália. Reprodução/@UOLEsporte/Twitter.