Luís Suárez, centroavante do Grêmio, enfrenta um raro momento sem encontrar as redes. O atacante uruguaio está há cinco jogos sem marcar, o que representa sua maior sequência sem gols desde que desembarcou em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (04), ele completa 40 dias de jejum, um período de seca atípico para um jogador do seu calibre.
Apesar de sempre estar presente como titular nos últimos jogos, Luisito não conseguiu balançar as redes em partidas contra o Bahia (duas vezes), Botafogo, Flamengo e Goiás, tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileirão. O último gol do camisa 9 aconteceu em 25 de junho, quando o Grêmio goleou o Coritiba por 5 a 1 na Arena, onde também contribuiu com uma assistência. Desde então, são mais de 400 minutos em branco, 444, sem contabilizar os acréscimos das partidas.
Suárez em partida contra o Flamengo. (Foto: reprodução/Silvio Avial/AFP)
Impacto nos resultados do clube
Durante essa seca de Suárez, o desempenho do Grêmio também foi afetado. Nos cinco jogos em que o uruguaio não marcou, o Tricolor gaúcho conseguiu apenas quatro gols e venceu somente uma partida, contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. De forma irônica, o gol da vitória nesse jogo não contou com a presença de Luisito em campo. E na vitória sobre o Atlético-MG, ele também ficou de fora.
Embora esteja nesta fase de jejum, é inegável que Luis Suárez seja uma peça-chave e essencial para o Grêmio. Ele é o artilheiro do time na temporada, com 16 gols, além de ser o líder em assistências, com nove, em um total de 33 partidas no ano, até então.
Julho agitado
O último mês foi agitado para o centroavante uruguaio. Houve especulações sobre sua aposentadoria e conversas com o Inter Miami, que culminaram em um acordo para antecipar o fim de seu contrato em dezembro. Apesar disso, Suárez permaneceu no Grêmio, e sua decisão foi considerada um reforço importante pelo técnico Renato Portaluppi e o vice de futebol Antônio Brum.
O clube também tratou de fortalecer o setor ofensivo com as contratações de Iturbe, Luan, João Pedro e Lucas Besozzi, proporcionando mais alternativas para o ataque do Grêmio.
Próxima oportunidade
No próximo domingo (06), Suárez terá uma nova chance de acabar com o jejum enfrentando o Vasco pela 18ª rodada do Brasileirão. A partida acontecerá às 16h (horário de Brasília), em São Januário. Atualmente, o Grêmio é o quarto colocado na tabela, com 29 pontos, e busca o retorno aos caminhos da vitória com seu artilheiro em busca de gols.
Foto Destaque: Luis Suárez na partida Grêmio x Cruzeiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Foto: reprodução/Lucas Ubel/Grêmio