Disney busca profissionais especializados em IA objetivando corte de gastos

Patricia Barboza Schwambach Por Patricia Barboza Schwambach
2 min de leitura

Segundo a agência de notícias Reuters, três fontes ouvidas afirmam que a Disney abriu 11 vagas para profissionais especializados em IA com o intuito de aprofundar os estudos e estratégias utilizando a tecnologia. Além disso está nos planos do estúdio firmar parcerias com startups do setor. Ainda de acordo com uma das fontes estima-se um corte de gastos de cerca de US$ 300 milhões ao longo do tempo.

A especialização buscada pelo estúdio visa, além da redução de custos, evitar rejeições aos trabalhos desenvolvidos com a inteligência artificial, como a abertura da série Invasão Secreta que desagradou público e profissionais, o que demonstra que a tecnologia é pauta antiga da indústria. 


Walt Disney

Disney Flórida Magic Kingdom (Foto: Reprodução/Pixabay)


As reivindicações

As vagas abertas abrangem diversas divisões da empresa, dos parques temáticos aos Estúdios Walt Disney e por ser inegável que haja uma inserção gradual da tecnologia na indústria. Os atores através do SAG-AFTRA (sindicato dos atores) seguem exigindo uma regulação sobre o tema que garanta uma recompensação justa aos profissionais pelos trabalhos, visto a polêmica proposta para que figurantes fossem pagos por um dia de trabalho e concedessem às empresas a propriedade da digitalização da sua imagem. Já os roteiristas representados pelo WAG (sindicato dos roteiristas) solicitam a delimitação do direito autoral e intelectual das obras.

Tanto a greve dos roteiristas iniciada no dia 1° de maio, quanto a dos atores deflagrada em 14 de julho seguem sem acordo. Com isso alguns filmes tiveram seu lançamento adiado, como Homem- Aranha: Além do Aranhaverso e Kraven, o Caçador, assim como várias produções do universo cinematográfico foram paralisadas.

De olho no futuro

De acordo com uma das fontes caso as empresas do setor do entretenimento não encontrem uma forma de lidar com os avanços tecnológicos certamente ficarão para trás. Essa busca porém deve levar em consideração as reivindicações para o fortalecimento do setor.

Foto destaque: Inteligência Artificial. Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário