Conheça a dermaplaning: técnica que está bombando na web

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
4 min de leitura

Com tantos procedimentos e tratamentos cosméticos que afirmam oferecer maneiras de parecer mais jovem, pode ser difícil discernir o que é legítimo e o que não vale a pena. Se você esteve online recentemente ou talvez tenha ouvido amigos falando sobre raspar o rosto… você pode estar curioso: o que é dermaplaning? Juntamente com tratamentos como hydrafacials e microagulhamento, é um procedimento cosmético popular (e não invasivo) que promete uma pele mais lisa, com aparência mais brilhante e saudável.

O dermaplaning deixa a pele mais lisa, macia e luminosa. Pode ajudar a revelar a pele saudável sob as camadas de células mortas da pele. Também ajuda a melhorar a penetração de produtos para a pele e prepara a pele para procedimentos adicionais, como lasers e peelings”, diz Brendan Camp, dermatologista certificado pelo MDCS Dermatology em Nova York.

Com mais de 2,5 milhões de postagens no Instagram marcadas como #dermaplaning, variando de vídeos do procedimento a fotos antes e depois, ganhou grande popularidade entre os entusiastas da beleza.

A seguir, especialistas compartilham tudo o que você precisa saber sobre dermaplaning, incluindo quanto custa e como cuidar da pele após o procedimento.

O que é dermaplaning?

Dermaplaning é um procedimento no qual a pele é esfoliada manualmente para remover o acúmulo de pele morta e pelos finos. É diferente de barbear porque a intenção é melhorar a aparência da pele em vez de remover os pelos ”, diz o Dr. Camp.

O dermaplaning usa uma lâmina cirúrgica nº 10 afiada (uma lâmina cirúrgica maior e mais grossa) mantida em um ângulo de 45 graus para raspar suavemente a camada externa da pele, que consiste em células mortas e opacas da pele”, explica Melissa Kanchanapoomi Levin, dermatologista certificada e fundadora da Entière Dermatology em Nova York.


O dermaplaning deixa a pele mais lisa, macia e luminosa (Foto: Spa refúgio urbano)


Benefícios do dermaplaning

Primeiro, sua pele ficará muito macia e parecerá super uniforme graças a uma esfoliação sólida”, diz o Dr. Levin. Ainda assim, este procedimento não é exatamente uma cura milagrosa para a pele. Embora alguns especialistas estejam curiosos sobre se o dermaplaning pode ou não melhorar a absorção de cremes e soros pela pele (o que deve, por sua vez, aumentar seus benefícios), seu efeito na absorção do produto não é 100% claro, diz o Dr. Levin. 

O que fazer logo após o dermaplaning

É importante proteger a pele do sol logo após o procedimento de dermaplaning, pois pode deixar a pele mais fotossensível”, alerta o Dr. Camp. Os especialistas também recomendam evitar o uso de maquiagem por até 24 horas após o procedimento.

Dá para fazer dermaplaning em casa?

Existem muitas ferramentas de dermaplanagem no mercado anunciadas para uso doméstico e, embora normalmente seja melhor visitar um profissional para um tratamento no consultório, essas ferramentas podem ser uma alternativa eficaz para quem não procura um dermatologista ou esteticista.

Para usar uma ferramenta caseira de dermaplanagem, comece com a pele limpa e seca. Em seguida, mantenha a pele esticada e use movimentos curtos com a ferramenta, mantendo-a em um ângulo de 45 graus, movendo-se na direção do crescimento do cabelo.

Foto destaque: dermaplaning. Reprodução/Priscila Cartaxo

Deixe um comentário

Deixe um comentário