O Clube de Regatas Vasco da Gama anunciou que fez um pré-contrato com o meia atacante Payet de 36 anos, até julho de 2025. O francês estava disponível no mercado desde a sua saída do Olympique de Marselha, que ocorreu em julho deste ano. O jogador deve se juntar ao elenco vascaíno na semana que vem. As informações são do jornalista italiano Fabrizio Romano e dos repórteres Cahê Mota e Emanuelle Ribeiro (GE).
Como ocorreu a contratação
O gigante da colina ofereceu um salário bem robusto ao meia, daí as partes chegaram em um acordo. Payet sondou com alguns colegas que já atuaram no futebol brasileiro, ouviu boas referências e aceitou jogar no Brasil.
Assim, a procura por um camisa 10 provavelmente acabou: o diretor Paulo Bracks tentava desde janeiro deste ano um nome de impacto para vestir a camisa 10 vascaína. O ex-jogador e agora empresário de atletas Túlio de Melo foi o responsável por intermediar e facilitar a vinda do jogador francês para o gigante de colina.
Dmitri Payet nos tempos de Olympique (Foto: reprodução/Instagram/@payetdimitri)
Ídolo no Olympique de Marselha
Dimitri Payet jogou por sete temporadas no Olympique de Marselha, se tornando um ídolo local. O francês fez 326 aparições, 78 gols e 95 passes para o gol. Não houve renovação do contrato e Payet resolveu sair do clube.
Payet iniciou sua trajetória profissional no Nantes (de 2004 até 2007), jogou pelo Saint-Étienne (de 2007 até 2011), Lille (de 2011 até 2013), West Ham (de 2015 até 2017) e Olympique (2013 até 2015 e de 2017 até 2023).
Na Premier League, Payet se destacou com a camisa do West Ham, colaborando diretamente em 26 gols pelo seu clube, com 12 gols e 14 passes para o gol só na primeira temporada.
O francês jogou mais uma temporada pelo clube inglês e pediu para sair. O Olympique de Marselha desembolsou 30 milhões de euros (R$ 100 milhões). Payet alegou a época em que optou pela em retornar ao seu país, por estar mais feliz pelo clube do qual já tinha defendido (o Olympique). Pela seleção francesa, fez 38 partidas e anotou oito gols.
Foto em destaque: Payet nos tempos de Olympique. Reprodução/Instagram/@payetdimitri27