Com prefácio por Leandro Karnal e apresentação por Mônica Martelli, o novo livro biográfico ‘Dando a volta por cima’ inspira com situações incomuns e a superação que viveu Anderson Baumgartner até tornar-se um dos maiores empresários de supermodelos e celebridades do país.
Capa do livro. (Foto/Reprodução)
História de vida
Na catarinense Itajaí, onde nasceu e cresceu, atravessou a dor com coragem para não perder o espírito sonhador. O caminho não seria fácil: em um dia incomum, presenciou o acidente doméstico em que perdeu a mãe, com apenas dez anos de idade. A perda do pai veio logo em seguida – e uma repentina nova realidade surgia adiante. Abandono escolar, trabalhos domésticos e a busca pelo sustento foram os inevitáveis próximos capítulos. Anderson seguiu em frente, otimista e sem rancores.
A situação sensibilizou moradores do município litorâneo, onde “Dando” acabou sendo resgatado por uma nova família. Com amor e acolhimento, seguiria então um novo caminho. Determinado, não deixou de agir e sonhar.
Aos 15 anos, Anderson assistia TV, quando seus olhos já atentos ficaram maravilhados: era o videoclipe ‘Freedom’, de George Michael. A produção, que marcou os anos 90, reunia algumas das maiores estrelas da moda à época.
Linda Evangelista, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford e Tatjana Patitz davam vida à canção, cujos versos entoavam repetidamente em inglês: “liberdade”.
Como seguiu a carreira
Desde então, “Dando” apaixonou-se por moda e, assim, nasceu o sonho: trabalhar com supermodelos. “Caminho”, não à toa, dá nome – e missão – à agência que fundou em 2007: a “WAY”, prestigiada entre as líderes do segmento.
Anderson Baumgartner e Carol Trentini. (Foto: Reprodução/Fabio Bartelt)
“Dando” relembra as artimanhas para chegar à semana de moda pela primeira vez e de momentos inesquecíveis, como brindar com Madonna e participar pela primeira vez do programa de Ana Maria Braga, um dos muitos onde passaria a dar entrevistas dali em diante.
A trajetória de “Dando” segue repleta de reviravoltas e surpresas, ao longo dos 46 anos de vida e 25 de carreira. Gerenciando carreiras e revelando talentos, Anderson Baumgartner revive sua própria trajetória, dedicando-se a transformar realidades e multiplicar histórias de superação, como a que viveu.
Foto Destaque: Anderson Baumgartner. Foto/Reprodução