Canadá vence Espanha, vai às quartas e ainda toma Olimpíadas do Brasil

Bruno Magalhães Por Bruno Magalhães
4 min de leitura

Neste sábado (2) em um dos grandes confrontos da segunda fase da Copa do Mundo de Basquete a seleção do Canadá, uma das favoritas ao título, liderados pela estrela Shai Gilgeous-Alexander que anotou 30 pontos, triunfou sobre a forte esquipe da Espanha por 88 a 85, e com isso além de eliminarem os espanhóis e se classificarem para as quartas de final os canadenses asseguraram uma vaga para disputar as Olimpíadas de Paris no basquete masculino, e com isso tirou a chance do Brasil se garantir na competição. 


Shai Gilgeous-Alexander com o prêmio de Play Of The Game, após seu grande jogo contra a seleção da Espanha (Foto: Reprodução/Instagram/@canadabasketball)


A seleção brasileira havia jogado um pouco mais cedo que os canadenses, e acabaram sendo derrotados pela seleção da Letônia por 104 a 84, seleção essa que até aqui é a grande surpresa da competição e também está garantida nas quartas de final já em sua primeira participação na Copa do Mundo de Basquetes.


Shai Gilgeous-Alexander durante a vitória da seleção canadense frente a Espanha (Foto: Reprodução/Instagram/@canadabasketball)


Perda da vaga olimpíca

Após ser derrotado pela Letônia e ser eliminado da Copa do Mundo ainda na segunda fase, restava apenas torcer pela vaga olímpica, que viria caso ocorresse as derrotas dos rivais continentais Porto Rico que iria enfrentar a Itália (e acabou sendo derrotado por 73 a 57), a República Dominicana que enfrentaria a forte seleção da Sérvia (e acabou sendo derrotada por 112 a 79) e o grande confronto entre Canadá e Espanha que terminou com a vitória dos canadenses por 88 a 85.

No regulamento consta que para a conquista das vagas olímpicas os dois melhores times classificados do continente americano nesta Copa do Mundo se classifica para as Olimpíadas de 2024. A seleção dos Estados Unidos, o grande favorito ao título, também está classificado para as quartas de final e com a vaga garantida, mesmo após ser surpreendido e derrotado pela Lituânia por 110 a 104.

Disputa no pré-olimpíco

Com isso, agora a seleção brasileira irá disputar um torneio pré-olímpico, no próximo ano, contra cinco seleções que ainda não foram definidas, onde somente o campeão irá para Paris 2024.


Seleção brasileira durante jogo da Copa do Mundo de Basquete (Foto: Reprodução/ge)


Últimos ciclos olimpícos do Brasil

A seleção brasileira não se classificou para as Olimpíadas de Tóquio em 2020, ficando em 13º na Copa do Mundo de Basquete em 2019, sediada na China, e perdendo a decisão do Pré-Olímpico na repescagem, em 2021, para a seleção da Alemanha. Em 2016, a seleção jogou as Olimpíadas sem precisar da seletiva, já que o Rio de Janeiro sediou o evento, e com isso por ser o país anfitrião já tinha sua vaga garantida, porém a seleção não fez uma boa participação, fazendo jogos ruins o Brasil conseguiu apenas duas vitórias e três derrotas, e foi eliminado precocemente na primeira fase.

 

 

Foto destaque: Seleção do Canadá.  Reprodução/Instagram/@canadabasketball

Deixe um comentário

Deixe um comentário