O Cruzeiro está próximo de contratar o treinador Zé Ricardo, de 52 anos. Nos últimos dias, o clube celeste intensificou as negociações e busca contar com o técnico para a sequência da temporada. Zé Ricardo estava sem clube desde abril deste ano, quando deixou o Shimizu S-Pulse, do Japão.
Substituto de Pepa
O experiente treinador é uma das opções encontradas pelo cruzeiro para substituir Pepa, demitido na última terça-feira (29). Um dos motivos da demissão do treinador português foi a longa sequência sem vitórias na Série A. No momento da demissão, o time mineiro estava a sete jogos sem vencer na competição. Comandado pelo interino Fernando Seabra no final de semana no empate contra o Bragantino, esse número subiu para oito atualmente.
Uma das vontades da SAF de Ronaldo Fenômeno era de não quebrar vínculos de treinadores já empregados, e focar em identificar treinadores livres no mercado que encaixem no estilo de jogo celeste. Além de Zé Ricardo, o Cruzeiro também buscou outros nomes como Odair Hellmann, ex-Santos, e o argentino Gabriel Milito, mas ambos optaram por não assumir o clube nesta temporada.
Zé Ricardo comandando o Shimizu S-Pulse, do Japão. (Foto: reprodução/Instagram/@zericardo.oficial)
Caso os documentos forem finalizados a tempo, o treinador deve chegar em Belo Horizonte até quarta-feira (6), na reapresentação dos jogadores. Entretanto, alguns detalhes ainda serão discutidos entre as partes e nada foi assinado ainda. Nenhum dos dois lados confirma a negociação.
Carreira como técnico
Zé Ricardo possui no seu currículo o título da Taça Rio de 2017, conquistado dirigindo o Flamengo, clube em que começou a carreira como técnico. O treinador passou por vários clubes no Brasil, como Vasco da Gama, Botafogo, Internacional e Fortaleza, e trabalhou no exterior, em uma equipe do Catar. Seu último trabalho foi no Shimizu S-Pulse, contratado para evitar o rebaixamento para a segunda divisão do Japão, mas sem sucesso.
No momento, o Cruzeiro ocupa a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro com 26 pontos em 22 jogos. O clube mineiro está a cinco pontos da zona de rebaixamento e a 13 do G4. Caso a contratação de Zé Ricardo seja concluída, ele terá mais de uma semana para treinar a equipe. O próximo jogo do Cruzeiro é contra o Santos, no dia 14, na Vila Belmiro.
Foto destaque: Zé Ricardo comandando o Vasco da Gama. Reprodução/Paulo Fernandes/Vasco.com.br