A polícia espanhola deteve um homem suspeito de assédio sexual após ele supostamente ter tocado indevidamente nas nádegas de uma jornalista durante uma reportagem ao vivo nas ruas de Madrid, na Espanha.
O indivíduo se aproximou de Isa Balado, uma repórter do programa “En boca de todos”, do canal espanhol Cuatro, durante sua cobertura de um possível roubo na última terça-feira (12).
Assédio
O homem pode ser observado se aproximando dela para perguntar qual canal estava transmitindo e aparentemente tocando nas nádegas da repórter enquanto ela fazia a ponte com o apresentador Nacho Abad no estúdio.
“Por mais que você queira me perguntar de que canal somos, você realmente precisa tocar em mim? Estou exercendo um direito e estou trabalhando“, disse a repórter. “Eu não pretendia tocá-la“, respondeu ele.
Isabel aparentou nervosismo no momento e como se estivesse ouvindo algo em seu ponto, ela se afasta do indivíduo, mas antes dele ir encosta mais uma vez, tocando em seu cabelo.
Balado tentou continuar com sua reportagem diante das câmeras, mas Abad, percebendo a movimentação, perguntou se o homem que acabara de tocá-la a estava importunando.
Quando Isa confirmou que sim, Abad pediu que ela trouxesse “esse sujeito estúpido” para a imagem. O câmera então diminui o zoom para mostrar o sujeito.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>AGRESIÓN SEXUAL EN DIRECTO a nuestra reportera <a href=”https://twitter.com/IsaBalado?ref_src=twsrc%5Etfw”>@IsaBalado</a>: "¿De verdad me tienes que tocar el culo?"<br>Y tremenda reacción de <a href=”https://twitter.com/Nacho_Abad?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Nacho_Abad</a>: "¡Pásame a este tío tonto!" <a href=”https://t.co/JOcbTLSFwI”>pic.twitter.com/JOcbTLSFwI</a></p>— En boca de todos (@EnBocaDe_Todos) <a href=”https://twitter.com/EnBocaDe_Todos/status/1701563994010448354?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 12, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Momento do assédio ao vivo (video:reprodução/X/EnBocaDe_Todos)
Repercussão
Após o incidente, a equipe do canal Mediaset chamou a polícia. Os agentes chegaram rapidamente ao local, e o homem foi detido. Ele foi levado para a Unidade de Família e Assistência à Mulher na Sede da Polícia de Madrid.
As autoridades vão analisar as imagens e colher depoimentos do sujeito e de Isa. Ele nega ter encostado na jornalista, apesar de as câmeras terem registrado todo o ocorrido.
Após a repercussão do caso, figuras importantes da política espanhola se pronunciaram. “O que até agora era ‘normal’ não é mais normal. #SeAcabó é o grito do nosso país para garantir o direito à liberdade sexual de todas as mulheres. O toque não consensual é violência sexual, e dizemos basta à impunidade. Todo o meu apoio a Isa Balado. Só o ‘sim’ é ‘sim‘”, escreveu a Ministra da Igualdade em exercício da Espanha, Irene Montero, no Twitter.
Foto Destaque: Jornalista Isa Balado. Reprodução/Instagram/@isabalado.