Nesta semana, o centro das atenções está nas transmissões ao vivo com o tema “NPC” que estão dominando o TikTok, e o motivo é surpreendente: os usuários estão transformando essas transmissões em verdadeiras minas de ouro. No Brasil, os TikTokers mais renomados estão alegando ganhar somas substanciais, que variam de R$ 30 mil a R$ 50 mil diariamente, tudo isso graças às generosas doações feitas por seus seguidores fiéis.
De acordo com uma reportagem do respeitado jornal The New York Times, essas transmissões ao vivo podem até mesmo alcançar a incrível cifra de US$ 50 mil dólares.
O que são os NPCs
A sigla “NPC” representa o termo em inglês “non-playable character” ou, em português, “personagem não jogável”. As transmissões ao vivo chamadas de “Live de NPC” envolvem os usuários criando vídeos ao vivo nos quais eles assumem o papel de personagens não jogáveis de alguns videogames. O que é interessante é que a maioria desses vídeos inclui vozes que remetem a personagens infantis, imitações engraçadas de personagens de animes e movimentos cativantes que se repetem, prendendo a atenção dos espectadores.
Karen Arara, Nana e Ca Martins ganham dinheiro com a prática do NPC (Foto: reprodução/Júlia Silveira)
Contudo, essa prática não conquistou a todos e acabou gerando uma onda de memes nas demais redes sociais. Streamers brasileiros como Felca, Junior Caldeirão e Prizza decidiram abordar o fenômeno de forma humorística, criando paródias dos NPCs e zombando do conteúdo. De maneira surpreendente, Felca, em um tom de brincadeira, viu seu número de seguidores crescer exponencialmente, chegando a um milhão após a postagem de seu vídeo.
Com o aumento da popularidade dessa nova tendência, o TikTok anunciou recentemente uma atualização em seu sistema de detecção automática de conteúdo durante transmissões ao vivo. Essa atualização visa restringir, banir ou bloquear transmissões ao vivo desse tipo, que promovam comportamentos repetitivos, manipulação do algoritmo e engajamento falso. Vale ressaltar que a restrição funciona como um aviso, não interrompendo a transmissão, mas limitando sua visibilidade e alcance.
Rentabilidade
A grande sacada para ganhar dinheiro com essas transmissões é a solicitação aos espectadores para doarem “emojis”, que, de fato, rendem pequenas quantias em dinheiro para os influenciadores. É incrível como algo tão simples como um emoji pode se transformar em um recurso valioso e contribuir para a rentabilidade dessas performances online.
Foto destaque: Personagens criados a partir de inteligência artificial. Reprodução/Olhar Green