A tenista chinesa Peng Shuai concedeu uma entrevista ao jornal Lianhe Zaobao, de Cingapura, onde negou que tenha feito acusações de violência sexual. Essa foi a primeira vez que a ex-número um do mundo em duplas, se pronunciou à um órgão de imprensa fora da China após o caso que ganhou o mundo.
No início de novembro, em sua conta no ‘Weibo’, uma espécie de Twitter chinês, Shuai acusou o ex-vice premiê do país, Zhang Gaioli de forçá-la a manter relações sexuais com ele. Rapidamente, a postagem da tenista foi apagada da rede social, e o que restaram foram apenas capturas de tela feitas por usuários. Não se sabe se a mensagem foi publicada e excluída pela tenista, ou se foi um caso de censura, já que portais noticiaram que a ferramenta de busca da rede social, não apontava nenhum resultado quando pesquisava o nome de Shuai e Zhang.
Peng Shuai durante entrevista ao Lianhe Zaobao (Foto: Reprodução)
Em entrevista por vídeo, publicada no último domingo (19), a tenista buscou esclarecer o acontecido: “Queria deixar isso bem claro. Eu nunca afirmei ou escrevi sobre ninguém ter me atacado sexualmente. Sobre o Weibo, é uma questão de privacidade pessoal. Existe muito mal-entendido. Não deveria haver interpretações distorcidas.”
Ainda em novembro, a tenista enviou uma carta à WTA explicando a situação, porém, o CEO da organização, Steve Simon, declarou que não tinha certeza se Shuai realmente era a autora da carta e questionava ainda se ela estava segura. A atleta também mencionou isso na entrevista:
“[A carta] foi escrita inteiramente sob a minha vontade. Eu não estou desaparecida, nem insegura. Estou descansando em minha casa e tudo está bem. Obrigada por se preocuparem comigo.”
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Saiba-quem-sao-os-tenistas-mais-bem-pagos-de-2021
Após a entrevista surgiram fotos e vídeos de Shuai em um evento ao lado de nomes importantes do esporte chinês, como Yao Ming, ex-jogador de basquete, famoso por ter atuado no Houston Rockets na NBA, Wang Liquin, ex-mesatenista e Xu Lijia, campeã olímpica de vela.
Foto Destaque: Reprodução/EFE/Ritchie B. Tongo